Fiscalização de crimes ambientais é intensificada em Unidades de Conservação

Ceuc - www.ceuc.sds.am.gov.br - 06/05/2010
A Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (SDS), por meio do órgão vinculado, Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC) realizou em conjunto com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e Batalhão de Policiamento Ambiental, no período de 20 a 29 de abril, uma operação de fiscalização na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus, Reserva Biológica do Abufari, Parque Nacional Nascentes do Jarí, e nas terras indígenas (Terra Vermelha e Itiximitari). A ação resultou na apreensão de 6.064 quilos de pescado ilegal e ainda uma quantidade estimada de 1363,44 metros cúbicos de madeira ilegal.

Durante 29 dias, a equipe percorreu Unidades de Conservação estaduais, federais e terras indígenas na área de influência da BR-319, com o objetivo de fiscalizar e conter os ilícitos ambientais praticados contra a fauna e flora, como a exploração de madeira e pesca ilegal.

"A fiscalização nas Unidades de Conservação é eficiente para combater a prática a degradação dos recursos naturais. Só assim, poderemos cumprir plenamente com o papel de gestão dessas áreas", declara o Macedo.

O trabalho resultou na apreensão de mais de seis mil quilos de peixes pescados de forma ilegal. Sendo 5.950 quilos de jaraqui, matrinchã e curimatã, 74 quilos de tambaqui ruelo e 40 quilos de pirarucu seco. Na operação, foram autuadas 14 pessoas, totalizando R$ 81.085 mil em multas.

Já na atividade de fiscalização madeireira, foi apreendida uma embarcação, 12,41 metros cúbicos de madeira em pranchas, 1.351 metros cúbicos em toras, que estavam sem licenciamento. A madeira foi encontrada no Paraná do Caioé, próxima a Vila do Arumã, no entanto, os infratores evadiram do local.

Os peixes apreendidos foram doados para as comunidades de Vila do Arumã, Supiá, Supiazinho da RDS Piagaçu-Purus, e também o Hospital Unidade Mista e Secretaria de Assistência Social do município de Beruri. A madeira apreendida será doada as entidades públicas, após a análise dos processos.

De acordo com o agente de proteção ambiental do CEUC, Reginaldo Freitas, as ações conjuntas de fiscalização e monitoramento irão intensificar este ano. "As parcerias estabelecidas com os órgãos federais e estaduais, contribuem para um trabalho efetivo na fiscalização das Unidades de Conservação", acrescenta Freitas.


http://www.ceuc.sds.am.gov.br/component/content/article/42-destaques/238-fiscalizacao-de-crimes-ambientais-e-intensificada-em-unidades-de-conservacao.html
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Abufari
  • UC Piagaçu-Purus
  • TI Itixi Mitari
  • UC Nascentes do Lago Jari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.