Fiscais do Parque de Itatiaia apreendem 600 peças de palmito in natura

Diário do Vale - http://diariodovale.uol.com.br - 15/12/2010
Fiscais do Parque Nacional do Itatiaia, em ação conjunta com o Batalhão de Polícia Florestal do Rio de Janeiro, estão realizando todos os fins de semana uma operação de fiscalização, para o combate aos crimes ambientais na área sob jurisdição da reserva ecológica, como caça, tráfico de animais silvestres e extração de palmito.

Como parte do resultado da operação, a equipe fez a apreensão de aproximadamente 600 peças de palmito in natura, encontrados escondidos na mata, bem como identificou e rastreou diversas trilhas clandestinas dentro dos limites da Unidade.

A suspeita é de que este material estava sendo preparado para ser transportado para fora da Unidade, durante o feriado prolongado. Foi encontrado também nesta mesma área um acampamento abandonado, supostamente utilizado pelos criminosos. Ninguém foi preso.

Na região de Engenheiro Passos, distrito de Resende, a equipe flagrou também um desmatamento ilegal, para abertura de estrada. Quatro pessoas envolvidas foram conduzidas para a 89 Delegacia da Policia Civil em Resende/RJ, e houve a autuação do responsável e apreensão de 2 motoserras.

Segundo a coordenadora da fiscalização do Parque, Patrícia Iwamoto, diante destas constatações, estas ações de combate e repressão serão intensificadas, principalmente nos feriados e finais de semana, considerados mais frágeis para a Unidade, e mais utilizados pelos criminosos.


http://diariodovale.uol.com.br/noticias/5,32954.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.