Fiscais apreendem embarcações e mergulhadores durante operação em Abrolhos

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 04/03/2009
A equipe do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (BA) realizou, entre os dias 22 e 27 de fevereiro, operação de fiscalização com o objetivo de combater a pesca ilegal nos limites da unidade. Duas embarcações que atuavam ilegalmente foram apreendidas. Os fiscais prenderam ainda mergulhadores que usavam pistolas.

Segundo o chefe-substituto do parque, Joaquim Neto, a intensão da operação foi surpreender os pescadores ilegais. "Como é época de carnaval, os infratores acreditam que não haverá fiscalização e o objetivo foi exatamente surpreendê-los".

No primeiro dia de operação, a equipe do ICMBio apreendeu um barco pescando em local proibido.

O pescado foi apreendido e doado para a Policia Militar (PM) e o proprietário da embarcação foi multado em R$ 2 mil. Neste mesmo dia, outra embarcação foi abordada dentro da unidade de conservação (UC), porém não foram encontrados vestígios de pesca.

No dia 27, foi apreendido outro barco pescando dentro da unidade. Nesse mesmo dia, os fiscais flagraram mergulhadores com pistolas e peixes abatidos. Ao serem vistos, eles ainda tentaram fugir, mas foram autuados por crime ambiental, desacato a autoridade e tentativa de evasão. "Além disso, eles receberam muta no valor de R$ 10 mil", completou o chefe.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinho dos Abrolhos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.