FHC cria novas Unidades de Conservação na Amazônia

socioambiental.org - 02/10/2002
O decreto assinado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso também ampliou a área da Reserva Biológica de Uatumã de 5,6 mil km2 para 9,4 mil km2. Situada na divisa com o reservatório da hidrelétrica de Balbina, no município de Presidente Figueiredo (AM), a reserva foi criada em 1990 como forma de compensação aos impactos socioambientais gerados pela construção da usina. Na época, morreram inúmeros animais e plantas e a fauna e flora locais ficaram isoladas em um conjunto de 3.300 ilhas espalhadas pelo reservatório.

Localizada no município de Sena Madureira (AC) entre os rios Purus e Macauã e cortada pelo rio Caetê, a Resex de Cazumbá-Iracema abrange uma área de 7,5 mil km2 e é habitada por comunidades ribeirinhas que se dedicam à extração da borracha e coleta de castanha, entre outras atividades. Cazumbá-Iracema nasce com um diferencial em relação a outras reservas extrativistas: nela está sendo desenvolvido um projeto de criação de animais silvestres destinados à alimentação e à comercialização.

O decreto presidencial criou ainda a Flona - Floresta Nacional de Jutuarana, no estado do Amazonas, com 8,4 mil km2 destinados à extração sustentável de madeira. A iniciativa faz parte dos planos do Programa Nacional de Florestas de quadruplicar os atuais 10 milhões de hectares protegidos por 61 Flonas, que representam um quarto das unidades de conservação federais.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Uatumã
  • UC Jatuarana
  • UC Cazumbá-Iracema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.