Festival Acordais recebeu quase cinco mil pessoas durante os três dias na Serra da Capivara

Portal Serra da Capivara - www.portalserradacapivara.com.br - 18/11/2010
Em função do grande sucesso de crítica e público do I Festival de Cultura Acordais, que aconteceu de 14 à 16 de novembro no Parque Nacional Serra da Capivara, reunindo diariamente um público estimado em mais de mil pessoas, o anfiteatro da Pedra Furada ganhará uma nova estrutura com objetivo de reforçar a segurança do local e ampliar a capacidade de visitantes durante os eventos culturais.

A ideia é levantar recursos para construção de um anfiteatro no estilo Romano ou Grego, construído em alvenaria com banheiros públicos, arquibancadas e sistema de som e luz de última geração. Com isso, além de melhorar o conforto dos visitantes, o espaço poderá ser utilizado durante todo o ano para realização de eventos culturais ou científicos. O projeto será realizado levando em conta todas as características naturais do local, preservando o meio ambiente e proporcionando uma maior qualidade e conforto, tanto para os artistas como para o público.

O festival teve grande participação popular, principalmente dos moradores dos municípios de microrregião de São Raimundo Nonato que durante as 3 noites do evento lotaram o anfiteatro da Pedra Furada levando cultura para os mais variados gostos. O evento foi marcado pela música, dança e teatro de alta qualidade com artistas locais e nacionais, tudo isso com entrada gratuita.

Na última terça-feira, noite de encerramento do I Festival de Cultura Acordais, centenas de pessoas foram impedidas de entrar no parque e tiveram que retornar para as cidades da região em função do grande número de visitantes que tinham ido prestigiar o encerramento do evento. Isso terminou ocasionando o desabamento parcial de uma das arquibancadas. O incidente que deixou 9 pessoas com pequenos ferimentos, todas atendidas no Hospital Regional de São Raimundo Nonato sem gravidade, foi ocasionado pela excitação de alguns jovens que pulavam nas arquibancadas.

PRESS TRIP DEIXOU JORNALISTAS ENCANTADOS
Todos os jornalistas que participaram da Press Trip Serra da Capivara, organizada pela ASSIMPTUR em parceria com a empresa Gol Linhas Aéreas, ficaram encantados com a beleza e estrutura do Parque Nacional Serra da Capivara. Durante 3 dias os repórteres de variadas regiões do Brasil desbravaram as riquezas naturais e arqueológicas da reserva que é declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

O resultado deve ser a publicação de uma série de reportagens sobre o turismo no Piauí com destaque para o Parque Nacional Serra da Capivara e o Festival de Cultura Acordais. Estiveram no interior do Piauí representantes dos jornais O Estado de São Paulo, Correio Braziliense, Diário do Grande ABC, Jornal da Paraíba, Diário de Pernambuco, Gazeta do Povo e Valor Econômico.
Também vieram conhecer o Festival Acordais e a Serra da Capivara jornalistas das revistas nacionais, Viaje Mais, Planeta, Host & Travel, Continente Multicultural e Na Poltrona. O sucesso da viagem dos repórteres foi tão grande que segundo o jornalista Cláudio Oliva, que veio coordenando o grupo em nome da ASSIMPTUR, a ideia é fazer em 2011 uma Press Trip Internacional na Serra da Capivara com jornalistas de vários países da América do Sul e da Europa.

O I Festival de Cultura Acordais foi uma realização da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), entidade cientifica, sem fins lucrativos, que administra o Parque Nacional Serra da Capivara em parceria com o Instituto Chico Mendes. O evento foi patrocinado pela Oi através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e contou com o apoio de diversas instituições, entre elas o Governo do Piauí.


http://www.portalserradacapivara.com.br/?p=2556
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Capivara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.