FAS conclui primeira etapa do Programa Bolsa Floresta na RDS Amanã

Fundação Amazonas Sustentável - www.fas-amazonas.org - 31/03/2009
A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) entregou 251 cartões do programa Bolsa Floresta na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Amanã, sete unidades na Reserva Extrativista (Resex) Catuá Ipixuna e 25 na RDS Mamirauá. A missão foi coordenada por Thiago Sotero, que teve o apoio da mobilizadora de campo Tanea Rodrigues. Foram 10 dias de trabalho percorrendo 35 comunidades das três unidades de conservação estaduais.

Situada entre os municípios de Barcelos, Codajas, Coari e Maraã, a RDS Amanã ocupa uma área de 2.313.000,00 hectares. Já a Resex Catuá Ipixuna extende-se por 217.486,00 entre as localidades de Tefé e Coari. Finalmente, a RDS Mamirauá está localizada nos municípios de Fonte Boa, Japurá, Maraã e Uarini, ao longo de 1.124.000,00 hectares.

Com o cartão em mãos, os comunitários que já estavam cadastrados poderão, agora, ter acesso ao repasse do benefício mensal no valor de R$ 50. Segundo Sotero, as próximas ações em campo na região do médio Solimões terão como foco a continuação das oficinas do Programa Bolsa Floresta nas modalidades Renda, Associação e Social.

Além da entrega dos cartões para moradores de 35 comunidades, a viagem às unidades de conservação foi importante no sentido de estabelecer um primeiro contato com as artesãs. É o que revela o coordenador da FAS daquela regional. "Percebemos que as artesãs do setor Coraci estão em avançado estágio de organização. Fazem até negociações com empresas de São Paulo", contou o coordenador.

Permitir a troca de conhecimento e habilidades é uma das propostas futuras para a região, avalia Sotero. "Seria interessante que as artesãs interagissem com outras comunidades capacitando novos profissionais que ainda não alavancaram a produção de artesanato. A proposta é permitir uma melhor interação entre os grupos da região do médio Solimões", pontua. Manejo pesqueiro e produtos florestais também foram conversados ao longo das atividades de campo.

UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mamirauá
  • UC Amanã
  • UC Catuá-Ipixuna
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.