Falcão anuncia medidas durante apresentação de pesquisa sobre capim dourado

NATURATINS - 09/05/2007
Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, 8, o presidente interino do Naturatins Instituto Natureza do Tocantins, Marcelo Falcão Soares, e a bióloga Isabel Schmidt divulgaram os resultados da pesquisa Conservação e Manejo de Capim Dourado e Buriti no Jalapão. O estudo, desenvolvido na região desde 2003, conta com o apoio do Instituto, por meio da Gerência do Parque Estadual do Jalapão, Pequi - Pesquisas e Conservação do Cerrado, Ibama, Programa de Pequenos Projetos (PPP-GEF/PNUD/ISPN), Unb Universidade de Brasília e da Embrapa.

Em linhas gerais, o projeto pretende desenvolver técnicas para a conservação e o manejo sustentável do capim dourado.

Na abertura do evento, foi assinado simbolicamente um termo de cooperação técnico e científico entre o Naturatins e a Pequi, com o objetivo de desenvolve e aprimorar projetos de pesquisa no Estado, bem como a parceria na realização de oficinas de divulgação dos resultados e técnicas de manejo resultantes dos projetos.

Em seguida foi apresentada a cartilha Capim dourado e Buriti Práticas para garantir a sustentabilidade do artesanato, que trás uma série de informações e dicas sobre o manejo correto do capim dourado e do buriti.

O presidente do Naturatins destacou que os resultados alcançados com a pesquisa irão subsidiar as ações do Naturatins na preservação da planta. Segundo ele, com as informações científicas obtidas os servidores do órgão poderão otimizar o apoio técnico que é oferecido às comunidades que trabalham com a produção de artesanato bem como o trabalho de fiscalização para coibir o uso desordenado do capim dourado.

O gestor também anunciou que, em breve, será publicada uma nova portaria regulamentando o manejo correto do capim dourado não apenas na região do Jalapão, mas em outros municípios tocantinenses onde existe a cultura.

Na oportunidade, Falcão informou ainda que o Governo do Estado autorizou a contratação de servidores que irão atuar exclusivamente nas Unidades de Conservação de Proteção Integral. Com a medida, o Parque Estadual do Jalapão, que já tem em seu quadro funcional profissionais de nível superior, passará a ter mais cinco agentes de fiscalização. Para o Parque Estadual do Cantão serão enviados mais sete fiscais e quatro técnicos com formação nas áreas de Biologia e Engenharia Ambiental. A estrutura administrativa do Parque Estadual do Lajeado será acrescida de mais três fiscais e dois especialistas. Já o Monumento Natural das Árvores Fossilizadas contará com mais dois fiscais ambientais e dois técnicos.

Durante a entrevista, a bióloga Isabel Schmidt fez um balanço positivo dos quase quatro anos de realização do estudo. A pesquisadora destacou que foram feitas descobertas importantes sobre o capim dourado, entre elas, o ciclo de vida da planta, tempo de maturação das sementes, a época que ocorre a floração, produção e a dispersão das sementes, e que a colheita das astes não tem efeito negativo sobre a planta, desde que o período de colheita seja respeitado. O manejo com o fogo deve ser realizado de maneira correta e responsável, acrescentou. A estudiosa informou que foram produzidas cinco mil cartilhas Capim dourado e Buriti Práticas para garantir a sustentabilidade do artesanato, sendo que três mil foram distribuídas nos últimos dias para os artesãos e comunidades da região do Jalapão, entre artistas de Taquaruçu, próximo à Palmas, e em órgãos públicos e organizações não governamentais das áreas de meio ambiente e turismo.

Isabel Schmidt também relatou que a pesquisa já contribuiu para a elaboração de três dissertações de mestrado, uma já concluída e duas que serão publicadas ainda este ano. A bióloga ainda prestou contas do que já foi investido na pesquisa até o momento. Segundo ela, foram gastos R$ 64 mil oriundos de repasses do Programa de Pequenos Projetos (PPP-GEF/PNUD/ISPN).

Resultados

A pesquisa, aliada ao conhecimento tradicional dos extrativistas do Jalapão, serviu de base para que o Naturatins editasse em 2004 a Portaria no 055, regulamentando o período e a forma da coleta do capim dourado. Um detalhe, que não poderia deixar de ser lembrado em relação ao trabalho, é a preocupação dos idealizadores em envolver os moradores da região nas etapas da pesquisa. No período de 26 de abril a 6 de maio, um grupo de pesquisadores esteve na região para apresentar às associações de artesãos os resultados dos últimos experimentos.

Foram expostas fotos e banner’s e distribuída a cartilha Capim Dourado e Buriti Práticas para garantir a sustentabilidade do artesanato, que apresenta os resultados das pesquisas sobre a colheita e o manejo com fogo do capim dourado. Todos os resultados obtidos, além de serem apresentados para a comunidade local, também são divulgados para a comunidade cientifica, por meio de congressos, seminários, palestras, painéis e artigos científicos publicados em revistas especializadas.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jalapão
  • UC Cantão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.