Exposição comemora 70 anos do Parque Nacional do Itatiaia/SP

Ibama - 20/03/2007
O primeiro parque nacional do Brasil comemora 70 anos com exposição no Sesc Pompéia, em São Paulo, a partir da próxima quinta-feira (22). A exposição é composta por 70 imagens. São 35 fotografias coloridas e dez fotografias históricas que fazem parte do acervo do Laboratório de Museologia do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Há também fotografias de álbum de família e 25 ilustrações botânicas, entre aquarelas, grafites e nanquins.

Situada na região do Vale do Paraíba, o PNI - Parque Nacional do Itatiaia foi registrado por inúmeros contempladores de suas belezas que a eternizaram de diferentes maneiras. Com o intuito de unir essas diferentes visões do Itatiaia, a exposição comemorativa do aniversário de 70 anos do parque reúne fotógrafos consagrados, fotos históricas do momento de sua criação e belíssimas ilustrações botânicas.

A área original do parque, de apenas 12.000ha, foi ampliada em 1982 e hoje abrange cerca de 30.000 ha, se estendendn do estado do Rio de Janeiro até Minas Gerais.

Quem chega a Itatiaia não compreende como a estrada esburacada no meio da mata que os leva ao interior do parque pode ser uma rodovia federal. Essa obra inacabada pretendia ligar o que hoje são as duas entradas do PNI, a cidade de Itatiaia ao planalto, chegando em Itamonte. Se concluída, a estrada atravessaria a montanha, cortando matas primárias, campos de altitude e o planalto das Agulhas Negras.

Uma obra inacabada que favoreceu a conservação da mata atlântica.
Por sua historia de pesquisa, que começou antes mesmo de ser parque
nacional, Itatiaia abriga inúmeros cientistas em busca de respostas para fenômenos naturais. A cada ano se sabe um pouco mais sobre esse pequeno pedaço de natureza que tenta sobreviver em meio às pressões que o cercam.

UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.