Expedição percorre UCs na Bahia e Espírito Santo

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 20/05/2016
Iniciativa faz parte do projeto do livro Abrolhos Terra e Mar


A expedição Abrolhos Terra e Mar, iniciada em 29 de abril na Reserva Biológica (Rebio) de Comboios (ES), no Espírito Santo, e que, desde então, percorre unidades de conservação (UCs) do Espírito Santo e Bahia, deve terminar na próxima quarta-feira (25), na Reserva Extrativista (Resex) Canavieiras (BA).

A viagem vai resultar no livro Abrolhos Terra e Mar, que será lançado pela Miramundos, equipe de expedições independente que promove produtos de comunicação esportivos, culturais e ambientais, voltados para a conservação socioambiental e cultural - uma mistura de viagem, fotografia, jornalismo, esporte, história e meio ambiente.

Depois de passar pela Rebio Comboios e Parque Estadual de Itaúnas, no Espírito Santo, o grupo entrou no território da Bahia, onde já visitou a Resex de Cassurubá, em Caravelas, o Parque Nacional (Parna) dos Abrolhos - UC tema do livro, onde a equipe permaneceu três dias fazendo filmagens -, Parnas do Descobrimento e do Monte Pascoal, Resex de Corumbau, Refúgio de Vida Silvestre Rio dos Frades, Parna do Pau Brasil, RPPNs Rio do Brasil e Veracel. A última parada é a Resex Canavieiras.

A expedição percorre as UCs em trajetos de bicicleta, barcos, correndo e fazendo trilhas, como no caso do Parna do Monte Pascoal, onde a equipe utilizou também um drone para captar imagens aéreas logo que chegaram ao topo.

Mensagem para inspirar pessoas

De acordo com Rafael Duarte, que é jornalista da Miramundos, eles utilizam a experiência como canal de mensagem para inspirar as pessoas a pensar sobre questões ambientais, por meio de atividades esportivas nas UCs. "Fazemos a contextualização do território, mapeando os biomas e as comunidades, mostramos a sua tradicionalidade, o turismo de base comunitária, etc", explica Duarte.

Ele fez questão de destacar o apoio que tem recebido do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela gestão da quase totalidade das UCs por onde o grupo tem passado. "Para ter uma experiência mais impactante nos parques é fundamental entrar, fazer as trilhas para poder produzir material de qualidade e verdadeiro, para dar legitimidade ao trabalho. Nesse sentido o apoio do ICMBio tem sido fundamental, pois estamos contando com a boa vontade dos servidores que estão conosco também nos finais de semana", comenta o jornalista.

O jornalista destacou ainda a importância de se divulgar as comunidades e seu modo de vida para preservação do meio ambiente: "Além disso, todo o apelo social e socioambiental acaba sendo um ganho, por isso entendemos que é necessário defender as comunidades e garantir proteção do patrimônio natural".

Chefe de Abrolhos apoia

O chefe do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, Fernando Repinaldo, apoia o trabalho e acredita que o resultado é positivo também para as unidades de conservação. "Além de apresentar os principais atrativos e opções de visitação no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, a expedição, também, amplia a noção do público quanto às possibilidades de integração, recreação e aventura em todo o território do banco dos Abrolhos, com destaque às oportunidades que aliam conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável nas unidades de conservação na região", disse ele.

O trajeto da expedição tem sido divulgado diariamente nas redes sociais e no blog do jornal O Globo e Portal Extremos. "Cada meio tem um produto próprio, destinado e adaptado a ele," salienta Duarte. Sobre as expectativas, ele comenta: "A gente espera que nosso projeto incentive o turismo sustentável e o uso público nas UCs, no sentido de estimular um mínimo de estrutura para atender as pessoas com segurança e de forma sustentável".

O jornalista disse que não tem encontrado dificuldades durante a expedição, mas que ficou impressionado com algumas situações dentro das UCs, como os conflitos indígenas.

Serviço:

Saiba mais sobre a expedição Abrolhos Terra e Mar, clicando aqui, aqui e aqui.


http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/7941-expedicao-percorre-ucs-na-bahia-e-espirito-santo
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas