Estudo detecta recifes inéditos em Abrolhos

FSP, Ciência, p. A16 - 10/07/2008
Estudo detecta recifes inéditos em Abrolhos

Da reportagem local

Parte da riqueza marinha do banco de Abrolhos, o maior conjunto de corais do Atlântico Sul, ainda é desconhecida da ciência.
Estimativas apresentadas anteontem na Flórida, por um grupo brasileiro, mostram que os ambientes marinhos da região de Abrolhos, no litoral da Bahia, deve ser pelo menos duas vezes maior.
O mapeamento ainda preliminar feito pela ONG Conservação Internacional já encontrou várias áreas inéditas, nunca antes mapeadas. Os dados foram apresentados durante o 11o Simpósio Internacional dos Recifes de Coral.
O problema agora é fazer a proteção desses novos recifes coralinos e ambientes marinhos, já ameaçados. Enquanto biólogos ainda tentam estudar essas zonas, barcos pesqueiros bem equipados, com sonares potentes, já podem estar explorando essas mesmas áreas.
"É preciso avaliar e monitorar a vida marinha nessas estruturas, garantindo que se faça um uso mais sustentável dos recursos pesqueiros ali existentes", disse Ronaldo Francini Filho, da Universidade Estadual da Paraíba. O pesquisador também divulgou estudos recentes sobre a região.
Na análise feita por ele, em uma zona de mais profundidade, a biomassa dos peixes pode ser até 30 vezes maior, em comparação com os recifes mais rasos.

FSP, 10/07/2008, Ciência, p. A16
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinho dos Abrolhos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.