Estudo aponta espécies ameaçadas no Parque Nacional do Itatiaia, RJ

G1 - http://g1.globo.com/ - 23/10/2013
Um levantamento revelou quais espécies do Parque Nacional do Itatiaia, RJ, estão ameaçadas de extinção. Segundo a pesquisa, fazem parte da estatística a onça-parda, o gavião-real, a jaguatirica, o muriqui, o tamanduá-colete, a maria-leque, a jacutinga, o bugio, a preguiça, o sapo-flamenguinho, o beija-flor de topete, o araçari, a mucututu, o gato-maracajá e o sauá.

Para o biólogo Sérgio Sarahyba, a ação do homem influencia diretamente a situação. "O Parque Nacional, embora ele proteja os indivíduos das populações, das espécies, da fauna, por exemplo, muitas ficam submetidas. Indivíduos podem ser atropelados, quando nós temos incêndio no Parque Nacional as populações ficam ameaçadas", avaliou.

A realidade preocupa os especialistas em biodiversidade. Por isso, a Secretaria Estadual do Ambiente lançou uma campanha de conservação da fauna do estado, visando conscientizar a população sobre a importância de preservar o meio ambiente. O biólogo acrescentou que o parque adota iniciativas para diminuir o impacto ambiental causado por visitantes. Ele explicou que para garantir o ciclo reprodutivo de algumas espécies, o acesso de veículos a alguns pontos da reserva é interrompido em certo período.

"O que nós temos que fazer é tomar medidas no manejo da visitação, na velocidade dos veículos, para que essas comunidades não sejam afetadas", ressaltou.



http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2013/10/estudo-aponta-especies-ameacadas-no-parque-nacional-do-itatiaia-rj.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.