Estado fecha acordo para expandir Parque da Serra das Confusões

Meio Norte - www.meionorte.com - 03/06/2010
O Parque Nacional da Serra das Confusões, na região Sul do Piauí, será ampliado em cerca de 299 mil hectares. O termo de aceitação do projeto de expansão e o acordo final sobre a área foram firmados pelo governador Wilson Martins, em audiência nesta quarta-feira (02), em Brasília, com o presidente do Instituto Chico Mendes, Rômulo Mello, e do diretor de Unidades de Conservação e Proteção Integral, Ricardo Soavinski.

Várias audiências públicas foram realizadas no Piauí, com a participação de membros do Instituto e do Ministério Público para tratar dessa expansão. "Foi um assunto amplamente discutido com produtores, comunidades e ambientalistas, e que garante, definitivamente, a proteção ambiental da área da Serra Vermelha", observa Lucile Moura, superintendente de acompanhamento da Ação Governamental, que acompanha todo o processo.

Agora, o Instituto Chico Mendes passa para a elaboração do decreto de criação da área, seguindo assim o procedimento legal. Posteriormente, o Estado segue com o processo de regularização fundiária e indenizações. "Essa é uma garantia de preservação da biodiversidade, em especial do lençol freático da bacia do rio Parnaíba, além da fauna e da flora típica da região", observa o governador.

O Parque Nacional da Serra das Confusões foi criado em 1998 e conta, hoje, com pouco mais de 526 mil hectares, sendo administrado pelo Instituto Chico Mendes. Abriga um único ecossistema: a caatinga. É considerado o maior parque da região Nordeste.


http://www.meionorte.com/cidades,estado-fecha-acordo-para-expandir-parque-da-serra-das-confusoes,126816.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra das Confusões
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.