Estação Ecológica Taim é tema de audiência pública em Rio Grande

ICMBio - 05/06/2008
Representantes do Instituto Chico participam nesta quinta-feira (5) , às 14h, de uma audiência pública em Rio Grande que irá discutir a consolidação da Estação Ecológica (Esec) do Taim. O convite é da Câmara de Vereadores do município, distante 309 quilômetros de Porto Alegre.

O processo de consolidação - autorizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) - prevê a ampliação dos atuais 11 mil hectares para os 33.815 hectares, já previstos no decreto de 1978, que designou como de utilidade pública a área de 33.815 hectares da região do banhado do Taim para a criação da Estação Ecológica.

O coordenador do Bioma Costeiro e Marinho da Diretoria de UCs de Proteção Integral do Instituto Chico Mendes, Ricardo Castelli Vieira, que estará na audiência, juntamente com o chefe da Esec, Amauri Motta, disse que a discussão é oportuna, mas enfatiza que no momento, a meta do Instituto para este ano é a consolidação dos 33 mil hectares, sendo prematuro outras questões envolvendo a unidade.

Por outro lado, a administração da estação já realizou três reuniões com o Conselho Executivo da Esec para debater o processo de consolidação. Ricardo Castelli destaca a importância do Taim para a biodiversidade da região e argumenta que em todo o Rio Grande do Sul - em cerca de 27 milhões de hectares - existem atualmente apenas 0,6% de unidades de conservação de proteção integral e 1,75% de áreas de proteção integral de uso sustentável.
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Taim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.