Estação Ecológica do Taim promove curso de observação de aves

ICMbio - http://www.icmbio.gov.br/ - 13/10/2011
A Estação Ecológica do Taim, unidade de conservação gerida pelo Instituto Chico Mendes localizada em Santa Catarina, é reconhecida mundialmente por abrigar uma grande diversidade de espécies de vegetais e animais. O que chama atenção de pesquisadores e observadores é a sua avifauna, parte dela migratória de países do hemisfério norte, parte do cone sul e outras espécies que vivem ali durante todo o ano.

No dia 17 de setembro foi realizado, na sede da Estação, o curso "Observação de Aves", ministrado pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Leandro Bugoni. O evento contou com a participação de 25 pessoas.

No período da manhã foi realizada uma aula teórica e abordados diversos aspectos referentes às aves, técnicas e equipamentos utilizados para observação em campo. À tarde, os participantes foram divididos em pequenos grupos e, acompanhados por monitores treinados, tiveram a oportunidade de realizar uma atividade de observação de aves dentro da área da Unidade de Conservação.

Munidos de binóculos, máquinas fotográficas e guias de identificação, eles registraram as ocorrências de forma a subsidiar a etapa seguinte do curso. No retorno à Esec, os alunos foram convidados a relatar sua experiência e as características das aves que visualizaram para que os componentes dos outros grupos tentassem identificá-las.

A última atividade dos participantes foi a descrição e consulta aos guias de identificação de aves. Devido à grande procura para participação no curso, já estão sendo previstas a realização de outras atividades no próximo ano.




http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/20-geral/1982-estacao-ecologica-do-taim-promove-curso-de-observacao-de-aves
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Taim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.