Estação Ecológica de Maracá realiza assembleia geral do conselho gestor

http://www.icmbio.gov.br - 15/03/2011
A partir desta quarta-feira (16) até sexta (18), na Estação Ecológica (Esec) de Maracá, no município de Amajari, em Roraima, será realizada a 8ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Consultivo. O encontro visa discutir assuntos pertinentes a gestão da unidade de conservação e problemas socioambientais do seu entorno.

O conselho, também chamado de conselho gestor, é composto por representantes de vários segmentos da sociedade civil, dentre os quais fazendeiros do Furo Santa Rosa e Maracá, colonos dos projetos de assentamento Paredão, Bom Jesus e Trairão, indígenas das comunidades do Boqueirão, Mangueira e Aningal.

Além deles, participam instituições governamentais, como Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que preside o conselho, Ibama, Incra, Funai, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e Fundação Estadual de Meio Ambiente Ciência e Tecnologia, dentre outros representantes.

De acordo com o chefe da Esec e presidente do Conselho Consultivo, Benjamim da Luz, "as assembleias são espaço para discutir com a sociedade suas demandas, as necessidades da gestão pública, e uma porta para efetivação das políticas públicas com participação social".

O analista ambiental Bruno Souza, secretário executivo do conselho, afirma que as reuniões propiciam a integração entre técnicos e conselheiros de outras unidades de conservação da Amazônia, a exemplo do que já aconteceu com a Reserva Biológica de Uatumã, no estado do Amazonas, e agora com o Parque Nacional da Serra da Mocidade e Floresta Nacional Roraima, ambos em Roraima. "A troca de experiências possibilita reconhecer diferentes maneiras de lidar com problemas ambientais comuns que afetam as unidades de conservação na Amazônia brasileira."

Além da integração, duas palestras serão apresentadas: Como viabilizar a agricultura familiar em região de floresta, pelo chefe da Embrapa Roraima, Joaci Freitas; e Dinâmica dos limites floresta-savana ao norte da Amazônia e suas implicações no acúmulo de biomassa e no estoque de carbono em tempos de mudanças climáticas, pela doutoranda do Inpa, Fabiana Couto Santos.

A programação do encontro contará com assuntos relevantes como a ampliação da Esec Maracá e o planejamento do aniversário de 30 anos da primeira estação ecológica criada no Brasil, em 2 de junho de 1981.

Também será realizada uma oficina de massa de modelar, com o educador e jornalista Tana Halú, buscando despertar as habilidades e integrar conhecimentos por meio de dinâmica lúdica.

O evento será encerrado com a apresentação da comunidade indígena do Boqueirão, de Alto Alegre, com a dança do parixara e degustação de comidas típicas.



http://www.icmbio.gov.br/noticias/estacao-ecologica-de-maraca-realiza-assembleia-geral-do-conselho-gestor/noticias/estacao-ecologica-de-maraca-realiza-assembleia-geral-do-conselho-gestor
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Maracá
  • UC Uatumã
  • UC Roraima
  • UC Serra da Mocidade
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.