Esec/Taim conta com Brigada de Prevenção a Incêndios durante todo o ano

Jornal Agora - http://www.jornalagora.com.br - 16/06/2011
A administração da Estação Ecológica do Taim (Esec/Taim) conquistou mais proteção para a unidade de conservação este ano. A Brigada de Prevenção a Incêndios, que vinha sendo contratada para atuação de novembro até o final de abril - os seis meses mais críticos para a unidade -, agora atuará o ano todo com parte do grupo de brigadistas. Durante o período crítico, atuam 10 brigadistas e nos demais meses do ano, quatro e o coordenador da equipe de prevenção.

Conforme o chefe da Esec/Taim, Henrique Horn Ilha, a permanência de parte da Brigada de Prevenção a Incêndios busca evitar e combater focos de fogo e não deixar espécies de pínus crescerem na área da unidade. Também visa à continuidade da manutenção dos equipamentos utilizados pelo grupo e a realização de trabalho educacional no entorno da estação. Uma das atividades educativas é visitar as propriedades que fazem queimadas e apresentar alternativas para que sejam evitados focos de incêndio neste período e principalmente nos meses de calor.

A invasão de espécies exóticas, como pínus, que acabam acumulando combustível na unidade ao longo do ano, e a questão educacional foram as justificativas para a permanência de parte dos brigadistas na época menos crítica do ano. Ilha observa que a maioria dos incêndios ocorridos na Esec têm início em queima de materiais feitas em fazendas ou em fogos produzidos por pessoas que acampam no entorno da unidade.

Falando sobre a necessidade de combate aos pínus, Henrique Ilha diz que as empresas que plantam essas espécies no entorno da estação também estão imbuídas no processo de retirada daqueles que começam a crescer além da área delas, visando a impedir que se alastrem. Entre 28 de janeiro e 2 de fevereiro de 2008, a Estação Ecológica foi atingida por um incêndio que consumiu 4,76 mil hectares de vegetação do banhado do Taim. E a intenção é impedir novas ocorrências de fogo na estação.

A Estação Ecológica do Taim abrange parte dos municípios do Rio Grande e Santa Vitória do Palmar. Um dos principais motivos que levaram à sua criação, é o fato de a área ser um dos locais que recebe várias espécies de aves migratórias vindas tanto do extremo sul do continente quanto do hemisfério norte. Outro, é ser um dos maiores sistemas de banhados da região litorânea do Estado.




http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=3&n=13296
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Taim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.