Equipe norte-americana de brigadistas promove curso de capacitação no Parque do Lajeado

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 07/04/2014
Iniciou nesta segunda-feira, 07, na sede do Parque Estadual do Lajeado - PEL, o Curso de Formação de Líder de Brigada. Voltado para as equipes de combate a incêndios florestais no Estado do Tocantins, o treinamento terá duração de 40 horas e será realizado entre os dias 07 e 11 de abril, tendo o PEL como locação para as atividades com o apoio e participação de servidores do Instituto Natureza do Tocantins - Naturatins.

Ao realizar a abertura do curso, o Coordenador de Proteção a Biodiversidade do Naturatins, João Leal Neto, falou da importância deste tipo de capacitação para um melhor desempenho dos trabalhos realizados em campo pelas brigadas de incêndios durante o período de seca. O coordenador ainda destacou a experiência norte- americana em combate a incêndios florestais. "Temos que aproveitar essa oportunidade para aprendermos técnicas novas e trocarmos experiências buscando sempre melhorias na forma como trabalhamos", disse.

Os especialistas fazem parte do Serviço Florestal Americano - USFS (United State Forest Service) e realizam treinamento e capacitações de brigadas há aproximadamente cinco anos no estado do Mato Grosso em parceria com a ONG Aliança da Terra. Entre eles está a brigadista norte- americana Jayleen Vera, que já esteve no Tocantins durante o Workshop de Manejo Integrado do Fogo em novembro de 2013, como palestrante.

Jayleen revelou durante a abertura que todos estão em processo de formação, em busca constante pelo aprendizado sobre o fogo e seu manejo, e que todos tem que se considerarem estudantes e técnicos da floresta. "Não temos todas as respostas e também temos nossos erros para estudar e aprender. Agradecemos a oportunidade de trabalhar e aprender junto com vocês e suas experiências", frisou.

As equipes participantes do curso são brigadistas e servidores das quatro Unidades de Conservação do Estado, brigadistas do Prevfogo e integrantes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. A capacitação é uma das atividades propostas pelo Projeto Cerrado Jalapão e visa a formação continuada das equipes de brigadistas para fortalecer a ideia de no futuro ser consolidada a futura Academia de Brigadistas, uma proposta pensada com o intuito de melhor treinar e capacitar as equipes de combatentes.

Projeto Cerrado Jalapão

Fruto do acordo de cooperação Brasil-Alemanha, o projeto tem parceria entre a Giz - Cooperação Técnica Alemã, Ministério do Meio Ambiente, KfW - Representações da República Federal da Alemanha no Brasil, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente - Ibama e dos Recursos Naturais Renováveis, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Inpe, Instituto Natureza do Tocantins - Instituto e Secretaria do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável do Tocantins - Semades.

Com o lema "Mais cerrado, menos fogo", o objetivo do projeto Cerrado Jalapão- Prevenção, Controle e Monitoramento de Queimadas Irregulares e Incêndios Florestais no Cerrado - é colaborar com a redução do desmatamento e das queimadas, contribuindo, assim, para a conservação da biodiversidade do Cerrado e para a redução das emissões de Dióxido de Carbono (CO2) na atmosfera.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2014/4/7/equipe-norte-americana-de-brigadistas-promove-curso-de-capacitacao-no-parque-do-lajeado/
Florestas:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lajeado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.