Encontro discute revitalização do Rio Parnaíba

imirante.globo.com - 30/11/2007
A defesa e a revitalização do rio Parnaíba será tema de encontro nesta sexta-feira (30/11) no auditório Amarantino Gonçalves, no Fórum de Justiça de Timon. O líder do Partido Verde, deputado Sarney Filho, estará presente no evento que é coordenado pelo PV de Timon e será presidido pelo vereador Alexandre Almeida juntamente com a Ordem dos Advogados do Brasil.

A situação do Parnaíba é uma das prioridades do deputado sarney Filho que apresentou emenda de R$ 60 milhões no plano plurianual 2008 a 2011 destinada à Bacia do rio Parnaíba. Sarney Filho disse, ainda, que a sociedade precisa participar da recuperação do Bacia do Parnaíba.

- A conscientização da sociedade, a mobilização da classe política, a mobilização das entidades representativas dos diversos segmentos, tudo isso é importante. Então, nesse sentido é que nós vamos conversar com a sociedade timonense, vamos conversar com os representantes do segmentos importantes daquela cidade e é lógico que eu vou me colocar como um interlocutor das aspirações daquela região. Não só Timon, mas todos aqueles municípios que são banhados pelo rio e fazem parte da bacia do rio Parnaíba. É importante que se institua um Fórum Permanente de Defesa da Bacia Parnaíba porque nós precisamos que a sociedade fique atenta - disse Sarney Filho.

O rio Parnaíba, que enfrenta problemas com a poluíção, assoreamento e desmatamento das matas ciliares, tem mobilizado a comunidade e conta com o Movimento Nascentes Urgentes iniciado pela OAB do Piauí. Uma pauta com as principais reivindicações voltadas para a defesa do rio foi montada a apartir de uma expedição e de conversas com a população ribeirinha para ser discutida no encontro. Outra ação considerada urgente é a constituição do Comitê da Bacia Hidrográfica do Parnaíba e a elaboração do Plano Diretor com o objetivo de revitalizar o rio e promover seu desenvolvimento sustentável.

Ao longo do seu curso estão, também, agregadas ao seu ecossistema o Parque Nacional das Nascentes do rio Parnaíba e a Reserva Extrativista Marinha do Delta do Parnaíba com reflexos diretos para a proteção do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O rio apresenta os mais diversos tipos de problemas ambientais como, o uso indiscriminado dos solos para a agricultura, degradação dos esgotos de uma maneira geral, assoreamento, desmatamento das matas ciliares e nascentes que comprometem a qualidade ambiental do seu delta, importante berçario de espécies nativas e endêmicas.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lençóis Maranhenses
  • UC Marinha do Delta do Parnaíba
  • UC Nascentes do Rio Parnaíba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.