Domingo é dia de caminhada na Serra da Prata

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 20/07/2016
É a segunda edição do circuito no parque Saint Hilaire/Lange (PR). Haverá café da manhã na largada e almoço no final, com direito a música ao vivo durante o trajeto de 11,5 km


Neste domingo (24), será realizada a 2ª Caminhada na Natureza - Circuito Serra da Prata, no Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no litoral do Paraná, nos municípios de Matinhos, Guaratuba, Morretes e Paranaguá. A largada está prevista para as 8h, no barracão de eventos da igreja católica da Colônia Maria Luiza, área rural de Paranaguá.

A unidade de conservação (UC) ocupa um trecho da Serra do Mar, conhecido como Serra da Prata, e possui área de 25.119 hectares. A caminhada é fruto de esforços de agricultores residentes nas colônias no entorno da PR-508 (Quintilha, Maria Luiza, Pereira, Santa Cruz, Morro Inglês e São Luiz), em conjunto com diversas instituições, entre elas, o ICMBio.

O evento tem como objetivo possibilitar um dia de lazer e atividade física moderada para os visitantes da unidade de conservação, de modo que eles possam contemplar as belezas, os sabores e os saberes do entorno da Serra da Prata, protegida pelo parque nacional.

A expectativa é que o número de participantes seja superado em relação à primeira edição, realizada no ano passado, quando mais de 700 pessoas participaram da caminhada. Neste ano, o circuito foi ampliado de 9,5 km para 11,5 km e, como em 2015, a equipe do parque preparou placas de identificação com informações das plantas que ficam ao longo do percurso.

Além disso, será servido um café da manhã especial com bolos, tortas, queijos, doces, geleias, café e leite de produtores da região a partir das 7h e um almoço preparado pela associação dos agricultores com direito a galinha caipira, nhoque de aipim, aipim frito, macarrão, arroz e saladas, que será servido a partir das 11h. Mais uma vez o evento contará com música ao vivo para deixar o ambiente ainda mais descontraído.

Recomenda-se que os participantes usem roupas leves, tênis confortável e boné, levem repelente, guarda-chuva e garrafa com água, que obedeçam as placas de sinalização, não entrem nos rios, não caminhem fora do trajeto e, ao compartilhar fotos nas redes sociais, utilizem a hashtag #SERRAdaPRATA.

Serviço:

Para saber como chegar, ver o mapa do percurso, inscrever-se e consultar outras informações, clique aqui.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8032-domingo-tem-caminhada-no-parque-nacional-saint-hilaire-lange
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Saint-Hilaire/Lange
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.