Deputada deve influir em decisao do Ibama

OESP, Geral, p.A13 - 03/07/2004
Deputada deve influir em decisão do Ibama
Órgão pode autorizar instalação de campus da Ufscar em floresta, pedido já negado à Unesp
JOSÉ MARIA TOMAZELA
SOROCABA - Depois de ter negado a instalação de um campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp) na Floresta Nacional de Ipanema, em Iperó, invocando a questão ambiental, o Ibama pode aprovar proposta da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). O projeto da Ufscar é defendido pela deputada federal Iara Bernardi (PT), que é de Sorocaba e tem sua base eleitoral na região.
Ontem, numa audiência pública convocada pela parlamentar, o diretor de Florestas do Ibama, Antonio Carlos Hummel, concordou em formar um grupo de trabalho para estudar a instalação do campus, mesmo admitindo que a lei atual não permite. "O Ibama herdou aqui uma estrutura muito grande e abrimos um espaço democrático para discutir essa questão", justificou.
O grupo de trabalho terá prazo mínimo de 30 e máximo de 90 dias para apresentar a proposta. A deputada tem pressa. Segundo ela, dentro de uma programa de expansão do ensino público superior, o Ministério de Educação e Cultura (MEC) escolheu sete entre cem propostas de novos cursos, três delas no Estado de São Paulo. "Uma, da Unifesp, de Medicina e Enfermagem, vai para a Baixada Santista, outra para a região do ABC e a terceira conseguimos trazer para Sorocaba", afirmou Iara. Se houver demora, segundo ela, o MEC pode desistir da proposta.
"A Ufscar está apresentando uma proposta diferente. A Flona tem um conselho consultivo para discutir e aprovar essas questões, levando em conta o que a lei determina", disse Hummel. Para a deputada Iara, o plano de manejo da Flona admite a existência da universidade.
O reitor da Ufscar, Osvaldo Duarte Filho, que esteve na Flona, disse que o plano e instalar centro de pesquisas e cursos voltados para a vocação da unidade, como o de biologia para desenvolvimento sustentável e turismo histórico cultural.

OESP, 03/07/2004, p. A13
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ipanema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.