Curso sobre o manejo de áreas marinhas protegidas no país

CI Brasil - www.conservacao.org - 16/11/2009
A Aliança para a Conservação Marinha - parceria entre as ONGs Conservação Internacional e Fundação SOS Mata Atlântica em prol do estudo e proteção dos ecossistemas marinhos e costeiros associados à Mata Atlântica - promove a 2aedição do curso "Monitoramento da Biodiversidade e Pescariaspara o Manejo de Unidades de Conservação Marinhas: teoria, delineamento,prática e extensão comunitária", que serárealizado entre os dias 31 de janeiro e 13 de fevereiro de 2010, em Caravelas- BA. A iniciativa conta também com o apoio da Universidade Estadualda Paraíba e o Instituto Chico Mendes de Conservação daBiodiversidade - ICMBio.

O curso tem por objetivo fornecer conhecimentos teóricos e práticossobre monitoramento biológico e pesqueiro em Unidades de ConservaçãoMarinhas, capacitando os participantes para o desenvolvimento de atividadescom este fim, e é voltado para estudantes de graduaçãoou pós-graduação em Biologia, Oceanografia, Engenhariade Pesca, Ecologia e áreas afins, bem como técnicos e gestoresde UCs. "A costa que vai do Piauí ao Rio Grande do Sul estásob influência do Bioma Mata Atlântica e é uma áreaconstantemente ameaçada, muitas vezes não recebendo a devida atençãoem suas necessidades especiais para a preservação e o desenvolvimentosustentável. É necessário o uso de instrumentos que auxiliemna conservação e gestão participativa dos recursos desteconjunto de ambientes marinhos e costeiros", salienta Fábio Motta,coordenador do curso e do Programa Costa Atlântica da FundaçãoSOS Mata Atlântica. As inscrições devem ser feitas medianteo envio de uma carta de intenções e o currículo do candidatopara o e-mail costa@sosma.org.br até o dia 25 de novembro de 2009.

Abrigando mais da metade da população do país, a zonacosteira se desenvolve em torno de atividades econômicas insustentáveis.Isso tem causado danos a Mata Atlântica e aos ambientes costeiros e marinhosassociados, que há décadas sofrem com uma série de políticasequivocadas no setor pesqueiro, desmatamento e poluição, entreoutras atividades conduzidas sem planejamento, controle e fiscalizaçãosatisfatórios.

"Para a realização do curso, escolhemos a cidade de Caravelas- BA por ser uma das principais cidades costeiras do Complexo dos Abrolhos ea sede do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, o primeiro parque marinho doBrasil", explica Rodrigo Moura, coordenador do curso e de serviços ecossistêmicos do Programa Marinho da Conservação Internacional.Juntamente com o parque dos Abrolhos, as Reservas Extrativistas Marinhas doCorumbau, Canavieiras e Cassurubá, constituem um mosaico de regimes demanejo que visam a conservação da biodiversidade, a recuperaçãodos estoques de peixes e o uso sustentável dos recursos naturais coma manutenção do meio de vida das populações tradicionais."O curso irá destacar a importância do monitoramento paraa avaliação e o aperfeiçoamento da gestão das Unidadesde Conservação, utilizando o contexto de Abrolhos - a regiãocom a maior biodiversidade marinha do Atlântico sul - como substratopara o desenvolvimento das atividades de campo e vivência práticados alunos que terão a oportunidade de interagir com atores locais (gestores,extrativistas, pesquisadores) responsáveis pelo manejo destas áreas",completa Moura.

Com disponibilidade para 20 vagas, o investimento para o curso é deR$500,00 e inclui translado Porto Seguro-Caravelas, hospedagem em alojamentosimples, café da manhã e almoço. As aulas teóricasacontecerão no Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos,localizado na Praia do Kitongo, em Caravelas - BA, e para as aulas práticasé desejável que o participante tenha o certificado de conclusãodo curso básico de mergulho autônomo.


Informações gerais sobre o curso "Monitoramentoda Biodiversidade e Pescarias para o Manejo de Unidade de ConservaçãoMarinhas: teoria, delineamento, prática e extensão comunitária"

Corpo docente

Fabio Motta, coordenador do Programa Costa Atlânticada Fundação SOS Mata Atlântica;

Rodrigo Leão de Moura, coordenador de serviços ecossistêmicos do Programa Marinho da Conservação Internacional;

Ronaldo B. Francini-Filho, professor da Universidade Estadualda Paraíba;

Carolina V. Minte-Vera, professora da Universidade Estadualde Maringá;

Diego C. Alves, consultor em ecologia e recursos pesqueiros;

Leonardo L. Wedekin, pesquisador do Instituto Baleia Jubarte;

Matheus O. Freitas, biólogo do grupo de Pesquisa emIctiofauna - Museu de História Natural do Capão da Imbuiae

Albino Santana Neves, líder da Associaçãode Pescadores Artesanais da Costa do Descobrimento - BA.

ALIANÇA PARA CONSERVAÇÃO MARINHA

A Aliança para a Conservação dos Ambientes Marinhos e Costeirosassociados à Mata Atlântica é uma parceria entre as organizaçõesambientalistas Conservação Internacional (CI-Brasil) e FundaçãoSOS Mata Atlântica em prol do estudo e proteção da costabrasileira. Lançada em 2008, a iniciativa é uma ampliaçãoda Aliança que SOS Mata Atlântica e CI-Brasil já mantêmhá nove anos pela conservação da Mata Atlântica.Dentre as atividades e os esforços previstos pela Aliança Marinha,estão: a realização de pesquisas e levantamento de dados,cursos de formação em pesquisa aplicada à conservaçãomarinha, estruturação de fundos de apoio à gestãoe à sustentabilidade das áreas marinhas protegidas de Abrolhose desenvolvimento de campanhas em prol da conservação do litoralbrasileiro e da gestão participativa do uso dos recursos naturais.

CONSERVAÇÃO INTERNACIONAL

A Conservação Internacional (CI) foi fundada em 1987 e visa promovero bem-estar humano fortalecendo a sociedade no cuidado responsável esustentável para com a natureza, amparada em uma base sólida deciência, parcerias e experiências de campo. A ConservaçãoInternacional está presente em 43 países. A CI-Brasil tem sedeem Belo Horizonte (MG) e outros escritórios estão estrategicamentelocalizados em Brasília (DF), Belém (PA), Campo Grande (MS), Salvador(BA) e Caravelas (BA). Para mais informações, visite www.conservacao.org

FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA

Criada em 1986, a Fundação SOS Mata Atlântica é umaentidade privada sem fins lucrativos, que tem como missão promover aconservação da diversidade biológica e cultural do BiomaMata Atlântica e ecossistemas sob sua influência, estimulando açõespara o desenvolvimento sustentável, bem como promover a educaçãoe o conhecimento sobre a Mata Atlântica, mobilizando, capacitando e estimulandoo exercício da cidadania socioambiental. A entidade desenvolve projetosde conservação ambiental, produção de dados, mapeamentoe monitoramento da cobertura florestal do Bioma, campanhas, estratégiasde ação na área de políticas públicas, programasde educação ambiental e restauração florestal, voluntariado,desenvolvimento sustentável e proteção e manejo de ecossistemas.Para outras informações, acesse www.sosma.org.br

Informações para a imprensa:

Lead Comunicação e Sustentabilidade

Adriana Kfouri - tel 11 3168-1412 r 26 / 11 8245-1725 - adriana@lead.com.br

Luiz Soares - tel 11 3168-1412 r 18 / 11 8752-4637 - luiz@lead.com.br

Madeleine Gonçalves - tel 3168-1412 r 17 / 11 8709-5914 -madeleine@lead.com.br
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinho dos Abrolhos
  • UC Marinha do Corumbau
  • UC Canavieiras
  • UC Cassurubá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.