Crianças aprendizes de artesanato conhecem a Estação Ecológica do Taim

Jornal Agora - www.jornalagora.com.br - 19/11/2010
Um grupo de 26 crianças do bairro São João, periferia do Rio Grande, teve a oportunidade, na última quarta-feira, 17, de visitar a Estação Ecológica (Esec) do Taim e conhecer, realmente, as riquezas da unidade que reproduzem em peças artesanais. Até então, só conheciam por meio de fotografias a elas mostradas no projeto ecocultural "Eco de Terra e Mar. Mãos que promovem vida", do qual participam. Era apenas com base no material que lhes era mostrado que faziam seus artesanatos com temas da natureza. Agora, elas têm a vivência da realidade do Taim para desenvolver suas artes.


Acompanhadas da artista plástica Mary Betty Frachia Neves, coordenadora do "Eco de Terra e Mar", elas passaram o dia na Esec. A equipe da unidade, administrada pelo Instituto Chico Mendes para a Biodiversidade, recebeu o grupo, como forma de incentivar e apoiar o projeto, proporcionando às crianças o contato com a natureza por meio de trilhas ecológicas do entorno da estação. A realização das trilhas foi orientada por um monitor da unidade de conservação. A administração da Esec também ofereceu almoço ao Grupo "Cultivando a Natureza" que, em agradecimento, cantou seu hino, música que fala da natureza e do taim. A programação ainda incluiu visita ao museu da Esec.


As meninas e meninos, da faixa etária de oito a 14 anos, se encantaram com a fauna e flora do Taim, segundo Mary Betty Frachia. "Eles viram animais, como capivara, ratão-do-banhado, tahã com filhotes, jacarés-do-papo-amarelo e garças, entre outros, que só conheciam por fotografia", salientou. Mary Betty trabalha com crianças do bairro São João, neste projeto, há um ano e meio. Explica que é um projeto ecológico desenvolvido para atender a crianças carentes, ensinando a elas arte típica do Rio Grande, que represente o Município. No início, participavam 10 crianças e hoje 30.

Os participantes aprendem a fazer peças artesanais cujo tema é a natureza, produzidas a partir do aprendizado delas sobre o meio ambiente. A confecção das peças se dá por meio de modelagem em porcelana fria, pasta de papel e argila, material que é doado por apoiadores. Eles fazem lápis, marca textos e agendas, além de miniaturas dos animais que ocorrem no Município. "O projeto ensina educação ambiental, cidadania e amor ao lugar em que vivemos. A proposta principal é tirar a criança da rua e despertar seus talentos", conta a artista plástica e artesã.

Esta foi a primeira saída de campo do grupo, que costuma reunir-se para as atividades do projeto às quartas-feiras.


http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=3&n=4003
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Taim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.