Corredor da Biodiversidade pode ser habitat de espécies raras

amazonia.org - 13/01/2004
Pesquisadores do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) e da Conservação Internacional do Brasil (CI-Brasil) não descartam a possibilidade de encontrar novas espécies de fauna e flora nas áreas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Iratapuru, Floresta Nacional do Amapá e do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, áreas definidas para início do projeto de pesquisa da biodiversidade do Amapá. O espaço a ser pesquisado compreende cerca de 5 milhões de hectares e corresponde a apenas uma parcela do Corredor da Biodiversidade do Amapá, composto no total por 12 unidades de conservação. As pesquisas serão realizadas e sistematizadas pelo Iepa, CI- Brasil, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/Ap) e Secretaria de Meio Ambiente (Sema). Ficará a cargo do Iepa a responsabilidade de se tornar centro de geração e disseminação das informações sobre a biodiversidade da área, o Ibama/AP se responsabilizará pelos planos de manejo nas unidades federais (Floresta Nacional do Amapá e Parque do Tumucumaque), e a Sema pelos planos de manejo na área da Reserva do Iratapuru. À CI-Brasil coube o financiamento de parte dos recursos materiais e técnicos.
O Corredor da Biodiversidade do Amapá tem a função de proteger as fisionomias vegetais presentes no Estado, incluindo florestas de terra-firme, florestas montanas, florestas de várzea, florestas de igapó, campos inundados, cerrados, campinas, formações rochosas e os mais bem conservados manguezais da América do Sul, ou seja, áreas de grande importância para a biodiversidade e para o desenvolvimento social e econômico do Estado.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Amapá
  • UC Rio Iratapuru
  • UC Montanhas do Tumucumaque
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.