Copa do Mundo das áreas protegidas: Suíça

((o))eco - http://www.oeco.org.br/ - 19/06/2014
Vitoriosa em sua partida de estreia na Copa do Mundo de 2014, sua décima participação na competição, a Suíça não tem um histórico satisfatório nos mundiais, embora já tenha chegado as quartas de final nas Copas de 1934, 1938 e 1954 (quando foram os anfitriões). Neste ano, a Suíça quer, no mínimo, repetir sua melhor classificação em mundiais, que foi coincidentemente em 1950, o primeiro Mundial realizado em terras tupiniquins.

Primeira em seu grupo nas Eliminatórias, a Suíça conta com uma geração equilibrada, que chegou a vencer o Brasil em seu primeiro amistoso após a conquista da Copa das Confederações de 2013. Seus principais expoentes são Xherdan Shaqiri, habilidoso meia do Bayern de Munique (ALE); Stephan Lichtsteiner, lateral direito da Juventus (ITA) e Gökhan Inler, meia do Napoli (ITA).

No campo das áreas protegidas,o principal atacante da Suiça é o Parque Nacional Suíço, o único do país. O parque preserva 17.030 hectares (ou 170,3 km²), o que equivale a 0,4% do território do país. É uma área pouco menor que o gaúcho Parque Nacional de Serra Geral, com seus 17.301,89 hectares, criado em 1992.

O Parque Nacional Suíço (Parc Naziunal Svizzer) fará 100 anos no dia 01 de agosto. É o primeiro parque nacional nos Alpes e um dos primeiros da Europa. É resultado de uma luta travada pela centenária Pro Natura (ex-Associação Suíça de Proteção à Natureza), a primeira organização ambientalista da Suíça, fundada em 1909. O Brasil demorou mais 23 anos para criar o primeiro parque: o Parque Nacional da Itatiaia, em 1937, ainda durante os anos Vargas.

O Parque Nacional Suíço foi criado para garantir que um pedaço de paisagem de montanha da Suíça se mantivesse inteiramente preservada e que qualquer alteração fosse objeto de observação e pesquisa científica. O parque protege um pedaço da paisagem alpina, com uma riqueza de flora e fauna (como camurça, veados e marmotas). Contém grande variedade de trilhas com diferentes graus de dificuldade, que no total somam 80 km. Por ser uma área de proteção integral, lá é proibida a entrada de cachorros e não há estação de esqui. Aproximadamente 150 mil pessoas visitam o parque todos os anos.

Além do parque, a Suíça mantém mais duas áreas protegidas: Alpes Suiços Jungfrau-Aletsch-Bietschhorn (de 82.400 hectares, que entrou para a lista de Patrimônio Mundial da UNESCO em 2001) e a Região tectônica de Sardona, também tombada pela Unesco em 2008, que abrange 32.850 hectares de paisagem montanhosa.



http://www.oeco.org.br/blog-do-wikiparques/28432-copa-do-mundo-das-areas-protegidas-suica
::: Internacional

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra Geral (PARNA)
  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.