Conselho Consultivo do Mosaico Mantiqueira discute temas relevantes

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 24/03/2014
Os membros do Conselho Consultivo formado pelas UCs que integram o Mosaico da Mantiqueira reuniram-se em meados deste mês, em São José dos Campos/SP para discutir temas relevantes para a gestão das áreas protegidas envolvidas no mosaico, tais como o licenciamento e zoneamento ecológico-econômico no Vale do Paraíba e as áreas prioritárias para estudo fundiário.

Além desses, foram tratados ainda assuntos como a participação do mosaico no "Projeto Mosaicos da Mata Atlântica - Construção de Estratégia de Sustentabilidade dos Mosaicos de Áreas Protegidas"; o andamento dos Planos de Manejo das unidades de conservação (UC) do Mosaico; o tombamento de bens de valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental; o apoio à criação do Parque Estadual da Pedra de São Domingos - MG; e a manifestação sobre o impacto do trânsito de veículos de grande porte na BR 354, trecho Itamonte-MG/Engenheiro Passos-RJ.

A reunião contou com a presença do assessor da Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, José Pedro Costa e da ex-Presidente do Condephaat Fernanda Bandeira de Mello, que apresentaram o histórico, objetivos e conceitos que envolvem o tombamento de bens de valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental no estado de São Paulo. José Pedro apresentou a proposta de tombamento da Serra da Mantiqueira e o site da campanha Mantiqueira Viva, que pode ser acessado pelo endereço eletrônico: http://mantiqueiraviva.com.br.

Após aprofundar os temas apresentados, o Conselho do Mosaico deliberou por apoiar a abertura dos estudos, no âmbito do Condephaat, que objetivam o tombamento dessa área natural. Os conselheiros também decidiram subscrever, juntamente com outras organizações, o pedido de criação do Parque Estadual da Pedra de São Domingos, no estado de Minas Gerais.


http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4756-conselho-consultivo-do-mosaico-mantiqueira-discute-temas-relevantes.html
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mantiqueira
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.