Conselheiros de Abrolhos visitam o arquipélago

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 07/05/2015
Objetivo foi aproximar conselheiros à realidade da UC


A segunda reunião de 2015 do Conselho Consultivo do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos - Unidade de Conservação administrada pelo Instituo Chico Mendes localizada na Bahia - foi realizada no Arquipélago dos Abrolhos no último dia 29 de abril, contando a com a presença de cerca de 20 representantes de várias instituições do extremo sul da Bahia.

A visita foi planejada dentro do escopo das atividades de comemoração do 32o aniversário do Parque, com o objetivo de proporcionar interação e aproximação dos conselheiros à realidade da Unidade de Conservação (UC). A ideia é que o Conselho esteja cada vez mais qualificado, contribuindo para uma gestão participativa mais efetiva.

Saiba mais sobre a comemoração de 32 anos do Parque: http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/6781-abrolhos-32-anos-encantando-quem-o-conhece.html?highlight=WyJhYnJvbGhvcyIsMzIsImFicm9saG9zIDMyIl0=

"Como as reuniões normalmente acontecem no Centro de Visitantes do Parque, que fica no município de Caravelas, esta foi uma boa oportunidade para os conselheiros adentrarem a Unidade e verem de perto algumas atividades: como os barcos de turismo são recebidos, como as pesquisas são realizadas, entre outras", ressaltou o chefe do Parque, Ricardo Jerozolimski.

Durante a visita técnica os conselheiros puderam vivenciar juntos a rotina da UC e o trabalho desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e pela Marinha do Brasil no local. Além de mergulho livre, os participantes realizaram uma caminhada na Ilha Siriba e uma visita guiada pela Marinha do Brasil ao Farol de Abrolhos, marco da Ilha Santa Bárbara, com mais de 150 anos.

Ademais, os conselheiros almoçaram na embarcação Andarilho, da operadora Horizonte Aberto, que forneceu, junto com a Secretaria de Meio Ambiente de Caravelas, a embarcação para a visita.

De acordo com o chefe da Unidade, o retorno para Caravelas ocorreu de forma tranquila e a avaliação da ação foi muito positiva. "O grupo pôde discutir os encaminhamentos para a renovação do mandato das instituições conselheiras, além de aproveitar o momento para uma frutífera troca de informações e planejamento de ações conjuntas", avaliou Jerozolimski.

Saiba mais sobre o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos: http://www.icmbio.gov.br/portal/biodiversidade/unidades-de-conservacao/biomas-brasileiros/marinho/unidades-de-conservacao-marinho/2267-parna-marinho-dos-abrolhos.html?highlight=WyJhYnJvbGhvcyJd



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/6797-conselheiros-de-abrolhos-visitam-o-arquipelago.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinho dos Abrolhos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.