Comunidades do Jalapão elaboram calendário de manejo integrado do fogo

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 02/05/2016
Com o objetivo de dialogar e fortalecer as relações entre a gestão da Área de Proteção Ambiental do Jalapão (APA) com as comunidades rurais, foram realizadas no período de 27 a 29 de abril, oficinas participativas para a elaboração do calendário do Manejo Integrado Fogo (MIF) para 2016. Os encontros tiveram a participação de cerca de 60 pessoas das comunidades rurais de Galheiros e Fazenda Nova de Mateiros e comunidade da Taboca de Novo Acordo. A iniciativa contou com o apoio do Projeto Cerrado-Jalapão.

Faz parte da tradição local a utilização do fogo como ferramenta de manejo do solo, seja para a renovação da pastagem, preparo da roça, o manejo do capim dourado ou para a proteção de veredas e nascentes. Entretanto, desde o ano passado, a APA do Jalapão juntamente com a prefeitura de Mateiros, vem dialogando com os comunitários, na busca de ter o Manejo Integrado do Fogo como uma das estratégias de gestão do território.

Os encontros tiveram início com uma reflexão sobre a necessidade do uso do fogo, bem como sobre as diferenças entre o fogo bom e os incêndios, além das consequências e impactos aos recursos naturais. Segundo a gestora da APA do Jalapão, Rejane Ferreira Nunes, em cada uma das comunidades os participantes elaboraram mapas com a identificação dos cursos d'água, das casas e das áreas a serem manejadas para 2016.

"A partir dos mapas elaborados com os locais de uso do fogo, foi construído o cronograma de queima de cada comunidade e indicado o nome do responsável pelo manejo, a data prevista e o objetivo da queima", relatou.

Outros temas de interesse da comunidade também foram abordados, a exemplo das orientações sobre os resíduos sólidos, manejo do capim dourado, e acordos do Protocolo do Fogo. "Também foram repassadas informações sobre a Linha Verde do Naturatins, que é um importante canal de denúncias de crimes ambientais de fácil acesso ao cidadão", explicou a gestora.

Durante a reunião com as comunidades, o colaborador e voluntário da APA, Delmar Soares, realizou atividades de educação ambiental com as crianças. O trabalho foi marcado por música, origami, desenhos e a confecção de livrinhos de poesias com material reciclado.

Participantes

Foram responsáveis pela programação dos encontros a gestora da APA do Jalapão Rejane Ferreira Nunes, a assessora Técnica da GIZ e moderadora do evento, Cassiana Solange Moreira, o agente de Manejo do Projeto Cerrado-Jalapão, Adão Batista Sousa e o voluntário, Delmar Camilo Soares. Também participaram dos encontros um agente de Manejo Integrado do Fogo, o coordenador de Proteção e Defesa Civil. Além de brigadistas da Prefeitura Municipal de Mateiros.


http://naturatins.to.gov.br/noticia/2016/5/2/comunidades-do-jalapao-elaboram-calendario-de-manejo-integrado-do-fogo/
Florestas:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.