Comunidade cria cooperativa e vai comercializar produtos da Resex em RO

Rondo Notíciais - http://www.rondonoticias.com.br - 26/04/2011
Com assessoria da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), em cooperação com o Instituto Chico Mendes (ICMbio), a comunidade da Reserva Extrativista do Lago do Cuniã efetivou, no último dia 16, a criação da Cooperativa de Pescadores, Aquicultures, Agricultores e Extrativistas da Resex Cuniã (Coopcuniã). O objetivo é dar suporte à comunidade nas questões relacionadas às atividades pesqueira e aquícola; à produção animal e vegetal e às atividades extrativistas. A cooperativa representará comercialmente todos os produtos da Resex.

A Coopcuniã foi fundada em uma reunião que contou com a participação de 71 moradores, além do secretário municipal de agricultura e abastecimento de Porto Velho, José Wildes, técnicos do ICMbio, do Núcleo de Apoio à População Ribeirinha da Amazônia (Napra) e extensionistas da Emater do distrito de Nazaré e de Porto Velho. A constituição da cooperativa se deu com a adesão de 43 sócios fundadores, dos quais 25 são mulheres, "o que a qualifica com um potencial instrumento de inclusão social e de gênero", diz Maria Irenilda Dias, assessora técnica da Emater.

O objetivo social da Coopcuniã é dar suporte à produção pesqueira e aquícola de modo geral, à produção vegetal e animal em terra firme, bem como às atividades extrativistas. Todas as ações desenvolvidas serão realizadas em conformidade com as regras definidas para uso da Resex Cuniã, com foco na sustentabilidade dos recursos. Por isso, já está sendo trabalhado um projeto de manejo do jacaré dando início à solução de um problema que tem mudado a rotina dos hábitos sociais dos moradores locais: a superpopulação dos répteis.

Outra proposta para a cooperativa está na comercializaçãodos produtos da sociobiodiversidade. Segundo consta na página on-line da ICMbio, "trata-se da primeira cooperativa fundada que representará comercialmente todos os produtos da Resex. Entre os produtos a serem comercializados via cooperativa estão: carne de jacaré, pescados, açaí, castanha do Brasil farinha e entre outros".

A assessora da Emater conta ainda que a Coopcuniã, no entendimento de que estará coordenando processos onde é necessário o envolvimento e participação de todos os sócios e demais moradores da Resex, quebra um modelo convencional de administração e elege um órgão gestor composto por coordenadores, com área de atuação e função definida. "Esses coordenadores serão capacitados para o exercício do cargo, conforme entendimento entre Emater e ICMbio", comenta.

O processo para organização da comunidade em cooperativa já vinha sendo trabalhado desde o ano passado, quando a Emater apoiou com a realização de uma oficia em cooperativismo no local. Com a criação da Coopcuniã será possível cumprir as metas estabelecidas não somente no projeto de manejo dos jacarés, mas também atender ao programa de assessoria técnica, social e ambiental desenvolvido pela parceria entre Emater e Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a exemplo da primeira capacitação da coordenação da Coopcuniã, iniciada esta segunda-feira, 25, em parceria entre o ICMBio e Emater,com término previsto para o dia 28.

Os órgãos de gestão e fiscalização ficaram compostos da seguinte forma: coordenador de gestão administrativa, Antônio Ednaldo Fernandes de Souza; coordenador de gestão financeira, Scheila Barros da Silva; coordenador de gestão comercial, Alex de Souza Nogueira; coordenador de gestão social, Maria Iris Alves dos Santos; coordenador de gestão agroindustrial, Elizângela Araújo; coordenador de gestão de planejamento e projetos, Domingos Gonçalves Braga. Conselho Fiscal: Edvando de Oliveira Ferreira, Luiz Souza Santos, Maria Vanete Rodrigues Leite, Raimundo Pinho Alves, Francisco Luiz de Souza e Gilberto Pereira Raposo.



http://www.rondonoticias.com.br/?noticia,93625,comunidade-cria-cooperativa-e-vai-comercializar-produtos-da-resex-em-ro
Desenvolvimento Regional

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lago do Cuniã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.