Comitiva internacional se junta para prevenir incêndios no Jalapão

Naturatins - http://naturatins.to.gov.br - 18/05/2012
Na manhã desta quarta-feira, 16, o Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins recebeu, no Parque Estadual do Jalapão, em Mateiros, a comitiva responsável pela promoção do Projeto Prevenção, Controle e Monitoramento de Queimadas Irregulares e Incêndios Florestais no Cerrado - Projeto Cerrado/Jalapão. A comitiva é formada por representantes do Governo Federal; do Estado do Tocantins; da Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima (IKI) do MMA - Ministério do Meio Ambiente e da Proteção à Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha, parceira da GIZ - Agência de Cooperação Técnica Alemã e do KfW - Banco Alemão de Desenvolvimento. O encontro visou apresentar os principais pontos de abrangência, os objetivos e também a logística empregada no projeto.

A reunião foi aberta pelo coordenador das Unidades de Conservação do Naturatins, Volnei Martinovski, que destacou a importância da iniciativa e do projeto para ajudar no combate às queimadas no cerrado jalapoeiro. "Esta é uma região sensível e as queimadas têm sido um dos maiores problemas que o parque enfrenta no período da seca", disse Martinovski.

Na ocasião, a consultora do MMA Juliana Simões fez uma apresentação contextualizada de como foi realizado o processo para estruturar e formar essa parceria de cooperação entre Alemanha e Brasil. Simões ressaltou os encontros já realizados entre os parceiros em Brasília para pré-definir cada etapa e cada ação desta iniciativa, durante os três anos de sua execução, até o ponto em que surgiu a necessidade de visitar as unidades de conservação para ser feita uma análise in loco das dificuldades a serem sanadas, e o que terá que ser adquirido e acertado para o início desta operação. Segundo a técnica, as análises e acertos acontecerão ainda este ano, de forma imediata.

Na seqüência de apresentação, a analista ambiental do ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Ângela Garda, fez uma apresentação técnica sobre a estratégia já definida para as ações de combate e aquisição dos equipamentos que serão destinados para esse trabalho. Dentre os equipamentos, destacou caminhões para transporte das tropas, caminhões de apoio, sistema de radiocomunicação e kits de combate com motobomba e de acampamentos. Segundo ela, ainda serão realizados cursos de capacitação tanto para os brigadistas como para os gerentes e coordenadores de "fogo".

Além dessa demanda, foram pontuados pela analista ambiental Lara Gomes Côrtes os últimos dois anos de ação e logística de combate ao fogo realizado pelo ICMBio na Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, que será a representante na região do Jalapão na execução do projeto. Côrtes ainda levantou as questões de manutenção dos veículos, alimentação das tropas quando deslocadas fora de seus postos e a falta de um sistema de comunicação eficiente como internet, telefone e radiocomunicação, porque esse é um dos setores mais deficientes encontrados hoje, o que resulta em maiores dificuldades em função das longas distâncias entre os pontos de apoio, os municípios, as brigadas em campo e os pontos de monitoramento que ficam em terrenos de acesso mais difícil. Lara abordou também a estratégia para a abertura dos aceiros com roçadeiras e aceiros negros feitos com fogo controlado, para o controle das queimadas, desenvolvida após a observação da evolução e comportamento dos focos e avaliação dos fatores de risco durante os três últimos anos.

Após esses pontos debatidos, a analista Ambiental do Prevfogo/IBAMA, Mariana Senra de Oliveira, que será também o ponto focal do IBAMA, apresentou o projeto e a proposta para a região do Jalapão. Ela explicou as bases de atuação do projeto dentro dos municípios na região do Jalapão, tais como: São Félix, Mateiros, Novo Acordo, Rio da Conceição Lagoa da Confusão, Pium, Ponte Alta, e em dois municípios do estado do Piau, Baixa Grande do Ribeiro e Bom Jesus.

Para a comitiva conhecer um pouco mais sobre a região do Jalapão e o que vem sendo feito sobre educação ambiental, a JICA - Agência de Cooperação Internacional do Japão, representada pela bióloga Cassiana Moreira, colaborou com um resumo das ações que estão sendo realizadas dentro do Projeto Corredor Ecológico/ Região do Jalapão, em parceria com o ICMBio, na região em que o Projeto Cerrado/Jalapão terá atuação.

Para o encerramento da reunião, foi apresentado pela comissão o Plano Operativo Anual - POA do Projeto Cerrado/Jalapão aos participantes e possíveis parceiros do projeto. O POA já está traçado para sua implantação imediata já nesta temporada de seca de 2012 e, como explicou o representante do KfW, Miguel Lanna, o que se pode considerar de suma importância é o esforço para conseguir atingir os objetivos traçados para o sucesso deste projeto.

O grupo ainda fez uma breve visita à sede do Parque do Jalapão para visualizar as instalações e os equipamentos que o PEJ já possui para o combate ao fogo.

O que é o Projeto Cerrado/Jalapão

O projeto visa promover a redução contínua da taxa do desmatamento e a ocorrência de queimadas e incêndios florestais no bioma Cerrado, por meio da articulação de ações e parcerias entre União, estados, municípios, sociedade civil e setor empresarial. E ainda contribuir para a manutenção das funções do Cerrado como sumidouro de carbono e repositório de biodiversidade, por meio do aprimoramento da prevenção e do controle de queimadas irregulares e incêndios florestais na Região do Jalapão.




http://naturatins.to.gov.br/noticia.php?id=3266
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra Geral do Tocantins
  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.