Com seca, mortes de peixes-boi chegam a pelo menos 300

FSP, Cotidiano, p. C6 - 06/11/2010
Com seca, mortes de peixes-boi chegam a pelo menos 300

DE MANAUS - Ao menos 300 peixes-bois foram mortos desde setembro por caçadores no Amazonas. A matança dos animais foi intensificada pela seca que atinge a região Norte.
Nesta época do ano, os peixes-bois buscam refúgio nos lagos. Com a estiagem, os animais, que atingem 3 m de comprimento e pesam até 450 kg, se tornaram presas fáceis.
O peixe-boi é considerado pelo Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas) o mamífero aquático mais ameaçado de extinção do Brasil. Sua caça é consideraDA um crime ambiental.
A polícia chegou ao número das mortes a partir dos depoimentos de agentes ambientais, que são ribeirinhos e fizeram a denúncia.
Segundo o Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), apenas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piaguçu Purus (400 km de Manaus) os caçadores mataram 200 peixes-bois.

FSP, 06/11/2010, Cotidiano, p. C6

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0611201015.htm
Amazônia:Biodiversidade

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Piagaçu-Purus
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.