Coleta do capim dourado é liberada a extrativistas e artesãos cadastrados

Naturantins - http://naturatins.to.gov.br - 20/09/2012
A partir desta quinta-feira, 20, está liberada a coleta de capim dourado aos extrativistas cadastrados no Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins. A permissão é subsidiada pela Portaria do Naturatins n" 362/2007, que regulamenta e ordena o manejo sustentável do capim dourado em todo o Estado, após estudos de que o período de maturidade da planta está entre 20 de setembro a 30 de novembro.

Para comemorar o período legal da colheita de uma das espécies mais exuberantes do nosso Estado, artesãos e extrativistas, com o apoio do PEJ - Parque Estadual do Jalapão, realizam neste sábado, 22, na Comunidade Mumbuca, em Mateiros, a Festa da Colheita do Capim Dourado.

A festa tem como objetivo resgatar a história e a cultura da comunidade e, principalmente, incentivar a coleta seletiva e sustentável da matéria prima, dando continuidade aos modos tradicionais de produção do artesanato. Na programação estão previstas apresentações culturais, palestras envolvendo a comunidade Mumbuca e o entorno do Parque do Jalapão.

Durante os festejos a equipe do PEJ realizará uma ação de educação ambiental oferecendo conhecimentos sobre a portaria, cerrado, queimadas e turismo com alunos das escolas rurais. A ação consiste em dinâmicas, gincanas e roda de conversas.

Para que o início da colheita acontecesse de acordo com a regulamentação da Portaria, uma equipe da Coordenadoria de Unidades de Conservação e do Protocolo realizaram, no mês maio, o cadastramento 466 artesãos de capim dourado e palhas de buriti dos municípios da região do Jalapão. O cadastro foi atualizado no novo sistema do Naturatins, o Siga - Sistema Integrado Gestão Ambiental do órgão, e as carteira de permissão de coleta emitidas e entregue aos artesãos.

De acordo com bióloga do PEJ - Parque Estadual do Jalapão, Rejane Nunes, durante a entrega a equipe do órgão também alertou sobre o porte do documento durante a coleta. "Quem não tiver carteira, deve informar ao presidente da associação para que ele repasse uma lista com o nome de todos os sócios que estão coletando a planta, para que a fiscalização do Naturatins tenha conhecimento", pontuou.

Para a bióloga, ações como esta tem o intuito de zelar pela conservação dos recursos naturais. "Temos que disciplinar o seu uso, regulamentando a exploração do capim dourado nos ambientes de veredas para que as comunidades da região possam se beneficiar com a conservação da planta e na geração de renda para os artesãos", disse.

O evento conta com a participação de instituições, associações, ong's, povoados vizinhos e membros da comunidade de região.

Carteira de Artesãos

O documento, que tem validade de um ano, de setembro de 2012 a setembro de 2013, é a comprovação e certificação das associações para a realização de suas atividades econômicas e de geração de renda. As carteirinhas foram entregues para cinco comunidades que vivem do extrativismo do capim dourado e da folha do buriti, entre elas a comunidade Mumbuca, Prata, Boa Esperança, Carrapato e Rio Sono.

Portaria

A Portaria No 362 de 25 de Maio de 2007 adota as medidas de ordenamento à coleta e ao manejo do capim dourado (Syngonanthus nitens). Para coibir a coleta do capim antes do período estabelecido na portaria e a venda ilegal do capim in natura o órgão intensifica as ações de fiscalização na região no período que antecede a colheita. Outra estratégia também utilizada no combate são os atendimentos realizados por meio das denúncias feitas pela Linha Verde (0800 631155).



http://naturatins.to.gov.br/noticia.php?id=3360
Política Socioambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.