Chapada Diamantina realiza campanha de sensibilização

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 23/02/2015
Durante o período de carnaval, o Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA) realizou uma campanha de sensibilização sobre conservação ambiental voltada aos visitantes da Unidade de Conservação (UC). Os principais temas abordados foram os limites do parque, os riscos de incêndios, a restrição de animais domésticos e os impactos da visitação excessiva na Cachoeira da Fumaça, um dos atrativos mais emblemáticos do Parque.

A ação contou com a distribuição de informativos nas agências e pousadas do Capão, distrito de Palmeiras e da cidade de Lençóis. Funcionários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), monitores da Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC) e alunos do curso Técnico em Meio Ambiente, do Instituto Federal da Bahia - Campus Seabra (IFBA-Seabra) foram responsáveis por orientar cerca de 3 mil visitantes que estiveram em Águas Claras, na Cachoeira da Fumaça e na trilha para a Cachoeira da Purificação e Pati, quanto às restrições e cuidados necessários para o uso público dos locais.

"Os principais saldos que podemos obter através da campanha foram a parceria com IFBA e ACV-VC, a abordagem de cerca de 3 mil visitantes, a presença institucional, a aproximação com moradores da região e setores turísticos, que tiveram uma visão positiva do trabalho da equipe e a inibição de ilícitos ambientais", afirmou a analista ambiental, Marcela Marins, responsável pela coordenação de uso público da UC. Segundo Marcela, nestes períodos de feriados é possível abranger um número de visitantes bem maior que em outros períodos.

Nas trilhas que saem do distrito do Capão para Águas Claras e para a Cachoeira da Fumaça foram instaladas placas contendo orientações e normas de condutas a serem seguidas dentro do Parque. Já na trilha da Cachoeira da Fumaça, que é monitorada voluntariamente pela Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC), foi instalado um painel contendo o número de visitantes do dia para chamar a atenção sobre os impactos da visitação.

A campanha contou com o apoio da ACV-VC, IFBA-Seabra, Prefeitura de Lençóis e Flora Comunicação.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/6715-chapada-diamantina-realiza-campanha-de-sensibilizacao.html
Turismo Ambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada Diamantina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.