Chapada Diamantina: novos focos de incêndio

O Globo, País, p. 7 - 14/12/2015
Chapada Diamantina: novos focos de incêndio
Desde novembro, 50 mil hectares já foram queimados

-SALVADOR- Três novos focos de incêndio surgiram no sábado na região da Chapada Diamatina, na Bahia, de acordo com o chefe do Parque Nacional, César Gonçalves. O fogo começou a atingir a vegetação de Morro do Ouro, no município de Barra da Estiva, e nas serras Cravada e das Paridas, em Lençóis. Desde novembro, quando as chamas ganharam força, ao menos 50 mil hectares foram queimados, de acordo com a Secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema).
- (Os focos) são fora do Parque Nacional, mas em regiões vizinhas e com importância ecológica - disse Gonçalves.
As trilhas que dão acesso à Cachoeira da Fumaça, em Palmeiras; Gruta do Lapão, em Lençóis; Fumacinha e Véu de Noiva, em Ibicoara, continuaram indisponíveis para receber visitantes ontem.
- Sexta-feira, a situação ficou muito crítica. Sábado à noite, nós a controlamos. Não tem foco extinto, ainda é muito fogo, mas há muita gente trabalhando no combate às chamas - disse o chefe do Parque Nacional.
Ele explicou que o incêndio na região de Ribeirão, em Lençóis, é considerado dos mais críticos. Apesar da proximidade das festas de fim do ano, a farta rede de hotéis e pousadas da Chapada sente a redução no número de visitantes. Em alguns dos principais hotéis e pousadas da área, o número de reservas chega a ser metade do registrado habitualmente nesta época. (Do G1)

O Globo, 14/12/2015, País, p. 7
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada Diamantina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.