Cenap fotografa onça-preta no sertão baiano

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 09/09/2009
Ao checarem as imagens das armadilhas fotográficas montadas na região onde será o Parque Nacional Boqueirão da Onça, na Bahia, os pesquisadores tiveram uma grande surpresa. A máquina havia registrado uma onça-preta, que é da mesma espécie da onça-pintada, porém com a característica genética (melânica) diferente. O monitoramento está sendo feito pelo Centro Nacional de Pesquisas para Conservação dos Predadores Naturais (Cenap), núcleo especializado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

De acordo com Ronaldo Morato, chefe do Cenap, a coloração escura ocorre em cerca de 20% da população de onças-pitadas de algumas áreas. "Não há relatos de onças-pretas no Pantanal, por exemplo," explica. Ele também detalha como funciona o sistema de armadilhas fotográficas. "Esses equipamentos são dispostos, seguindo um padrão metodológico, na área de estudo. As máquinas ficam no local e periodicamente fazemos a checagem. O dispositivo possui sensor de calor e movimento, então, quando algum animal passa por ela, ocorre o disparo."

Essas imagens são animadoras, pois são indicativos de que a região está mais bem conservada. "A onça-pintada é um predador no topo da cadeia alimentar. A existência dessa espécie numa área pode indicar que todas aquelas que são sua base de presa também ocorrem na região. Ter a preservação de uma população mínima viável desta espécie pode garantir a sobrevivência das outras," pondera Morato.

Com esses registros fotográficos, o próximo passo é fazer o acompanhamento das onças por meio de radiotelemetria. Segundo Ronaldo Morato, o ICMBio já comprou os equipamentos. "Os colares VHF-GPS já foram adquiridos e iniciaremos captura no final de outubro, usando armadilhas tipo caixa e laço. O sistema de telemetria GPS permite que tenhamos localização do animal a cada duas horas, de forma que saibamos a preferência de habitat. Isso indicará quais seriam as melhores áreas para a conservação da espécie," diz.

Até agora, conforme os dados colhidos pelos pesquisadores nessa região, a densidade populacional por lá é considerada baixa, cerca de 1 indivíduo por cada 100 quilômetro quadrado. "Isso pode estar relacionado ao ambiente, já que as condições do semi-árido são muito árduas. Porém, iremos confirmar isso com os estudos de ecologia da espécie usando sistema de telemetria GPS," adianta o chefe do Cenap.

HISTÓRICO - A caatinga é um dos biomas brasileiros mais degradados e ameaçados do Brasil. O processo de uso insustentável de seus recursos naturais, comenta Ronaldo Morato, tem levado à rápida perda de espécies únicas, desaparecimento de processos ecológicos chaves e à formação de núcleos de desertificação. Adiciona-se a isso o fato de que menos de 2% de sua área encontram-se em Unidades de Conservação de Proteção Integral e muito pouco se conhece sobre essa formação.

Em função desse cenário, o Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), do ICMBio e do Ibama fizeram extensa pesquisa em toda a bacia do Rio São Francisco. O objetivo era identificar áreas prioritárias para a conservação, no âmbito do Programa de Revitalização do Rio São Francisco.

Nesse processo, o Cenap ficou responsável por identificar as ações prioritárias para a conservação dos mamíferos carnívoros. A partir daí, o Centro de Pesquisas propôs a criação do corredor da onça-pintada, para identificar algumas áreas do semi-árido brasileiro capazes de garantir a preservação de uma população viável da espécie e, consequentemente, da caatinga. No âmbito dessa iniciativa, são feitos estudos de ecologia, genética populacional, fatores de ameaças a espécie e educação ambiental. "Esse felino servirá de detetive da paisagem, auxiliando na formatação do mosaico de unidades de conservação que possam compor o corredor da onça," assinala Ronaldo Morato.

Atualmente os cientistas do Cenap estão concentrando esforços na área que compreende o futuro Parque Nacional do Boqueirão da Onça, no sertão baiano. "Apesar disso, já fizemos algumas visitas ao Parque Nacional Serra das Confusões, Serra da Capivara e uma ampla amostragem no Parque da Chapada Diamantina," ressalta Morato.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada Diamantina
  • UC Serra da Capivara
  • UC Serra das Confusões
  • UC Boqueirão da Onça
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.