Casa flutuante vai servir a pesquisadores

Kaxiana - www.kaxi.com.br - 24/05/2009
Uma casa flutuante ecológica, de 12 metros de largura e 18 metros cumprimento e com capacidade para receber até 20 pessoas. É o que acaba de ganhar a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, no interior do Amazonas, para onde a casa foi rebocada por três barcos a partir de Tefé, situada a 70 km de distância.

Segundo reportagem do Globo Amazônia, tudo na casa flutuante foi construído levando em conta o meio ambiente: a eletricidade disponível dentro dela é 100% fotovoltaica, ou seja, gerada a partir da luz solar. A energia é suficiente para iluminar as instalações, bem como para manter operante o rádio para comunicação e o refrigerador para alimentos.

A água usada nas torneiras e chuveiros é captada da chuva e do próprio rio onde a construção está instalada. Filtros garantem que a água esteja limpa para o consumo. Há tanques que permitem armazenar até 5.700 litros de chuva. O esgoto, antes de ser devolvido à natureza, passará por um sistema de tratamento que ainda será instalado.

As telhas que cobrem a casa, apesar de parecerem comuns, são feitas de plástico PET reciclado. Elas pesam cerca de um sexto do peso das telhas de barro”, disse ao Globo Amazônia o coordenador de operações do Instituto Mamirauá, Josivaldo Modesto.

Segundo a reportagem, a estrutura de madeira consegue se manter acima da água graças às toras de assacu que tem em sua base. "É uma madeira que, quanto mais tempo fica na água, mais dura fica", contou Modesto.

A casa flutuante tem a função principal de servir de alojamento para pesquisadores, mas poderá receber também agentes de fiscalização que visitem a Reserva Amanã. Essa reserva estadual, junto com a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Parque Nacional do Jaú formam o corredor central de unidades de conservação do Amazonas, a maior área contínua protegida de floresta tropical do mundo.

O novo flutuante foi construído com recursos do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, repassados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O instituto já dispunha de outros 15 flutuantes para as reservas que administra, mas este é o primeiro a ser projetado com todos os recursos ecologicamente corretos.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jaú
  • UC Mamirauá
  • UC Amanã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.