Audiência debate implantação de parque no Sul de Mato Grosso

www.sonoticias.com.br - 26/02/2008
A audiência pública para discutir a criação do parque estadual Encontro das Águas será será amanhã, na Câmara de Poconé. O parque foi criado por meio do decreto 4.881 de 22 de dezembro de 2004. Com uma área de 108,9 mil hectares, está localizado entre os municípios de Poconé e Barão de Melgaço, ao Sul de Cuiabá e foi criado com o objetivo de assegurar a proteção integral dos recursos bióticos e abióticos da região pantaneira, bem como das espécies migratórias e residentes e dos recursos hídricos. O Ministério do Meio Ambiente classificou a área como "de alta prioridade para conservação".

Por meio de uma resolução, o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) proibiu a pesca em um raio de 2 km no entorno de parques, como forma de garantir a sobrevivência e a reprodução dos peixes, o que atingiu também o Parque Estadual Encontro das Águas.

O coordenador da Unidade de Conservação da Sema, Élder Monteiro, ressalta que o parque é essencial tanto para a conservação da ictiofauna, já que é um berçário natural, como para a proteção dos ninhais e para formação do corredor ecológico.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Encontro das Águas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.