Apreendidos mais de 900 ovos de tracajás na Rebio do Rio Trombetas

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 01/10/2008
Mais de 900 ovos de tracajá (uma espécie de quelônio) foram apreendidos por uma equipe de proteção da Reserva Biológica Rio Trombetas, no Pará, no último fim de semana. A operação, que contou com o apoio da Polícia Militar, foi a primeira realizada no lago Erepecu, situado dentro da Rebio, durante a temporada de reprodução de quelônios deste ano.

A temporada de reprodução, que se iniciou em setembro, prossegue até dezembro, período em que as tartarugas-da-amazônia, tracajás, pitiús e cabeçudos procuram os tabuleiros do rio Trombetas e as praias dos vários lagos próximos das suas margens para a desova. Nessa fase, os quelônios são muito perseguidos por caçadores que capturam os animais a fim de vender nas cidades próximas.

Na operação, foram presos três caçadores que haviam invadido a Rebio e levavam 949 ovos e treze tracajás - entre eles, uma das maiores fêmeas já encontradas no lago, com 8 kg. Os caçadores foram autuados, devendo responder a processo por crime ambiental. Os quelônios foram libertados próximo do local onde foram capturados.

Os ovos foram levados para uma chocadeira do Projeto Quelônios Comunidade, que é um trabalho conjunto entre a comunidade Último Quilombo do Erepecu e a Rebio do rio Trombetas para proteção dos tracajás, e foram recolocados na areia para concluir o processo de incubação.

A caça desses animais e a coleta de ovos, que ocorrem principalmente na época da reprodução, reduz o número de indivíduos da população de quelônios, podendo colocar essas espécies em risco de extinção. Considerada uma iguaria pela população amazônida, a carne de quelônios é muito procurada nesta época do ano. Muitas fêmeas são capturadas ainda com ovos e muitos ninhos são destruídos.

As operações deverão continuar até dezembro a fim de impedir a invasão e a captura de quelônios na Reserva. O Instituto Chico Mendes aconselha os consumidores a não comprarem carne de quelônios oriundas da caça e sugere a divulgação da importância de se proteger essas espécies, que ainda se encontram em risco de extinção. Com essa atitude, os consumidores ajudam na preservação dessas espécies.
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Rio Trombetas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.