APA Ilhas e Várzeas do rio PR integra unidades de conservação ambiental

Jornal Umuarama Ilustrado - http://www.ilustrado.com.br/ - 26/09/2013
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade terá em Umuarama, nos próximos dias, um escritório da APA Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, que terá a missão de ordenar a ocupação e o uso sustentável do entorno do rio Paraná, além de promover maior interação entre as unidades de conservação que cuidam das ilhas, várzeas, afluentes, lagoas e florestas no rio Paraná. A APA será chefiada pelo biólogo Erick Xavier, que foi cedido ao órgão pelo Coripa.

Em entrevista ontem ao Umuarama Ilustrado, Erick disse que esta é uma iniciativa, que teve início com a instalação da sede administrativa do Parque Nacional de Ilha Grande pelo chefe da unidade Romano Pulzatto Neto e que resultará numa ação conjunta das as instituições que cuidam da preservação ambiental no entorno do rio Paraná, incluindo o Coripa presidido pelo prefeito de Altônia, Amarildo Novato, com sede em São Jorge do Patrocínio, o Comafen com a sua sede em Porto Rico, além das sedes do ICMBio em Guaíra e Dourados.

A intenção é trabalhar também pela aproximação das unidades REBio Perobas, o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (Mato Grosso do Sul) e da Estação Ecológica do Caiuá em Diamante do Norte, para a criação de um Núcleo de Gestão Integrada com sede na cidade de Umuarama.

Área protegida

APA Ilhas e Várzeas do Rio Paraná é uma unidade de conservação federal de uso sustentável, criada em setembro de 1997 com o intuito de ajudar a proteger o único trecho do rio Paraná livre de barragens e servir como zona de amortecimento para o Parque estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (PEVRI) e o Parque Nacional de Ilha Grande (PNIG), ambas unidades de proteção integral.

Conhecida como "APA Federal", apresenta uma área aproximada de 1.003.059 ha e compreende as ilhas do rio Paraná, as águas interiores, áreas lagunares e lacustres, várzeas, planícies de inundação e áreas adjacentes a estes ambientes, os quais estão localizados em 25 municípios brasileiros inseridos nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.



http://www.ilustrado.com.br/jornal/ExibeNoticia.aspx?Not=APA%20Ilhas%20e%20V%C3%A1rzeas%20do%20rio%20PR%20integra%20unidades%20de%20conserva%C3%A7%C3%A3o%20ambiental&NotID=46924
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Caiuá
  • UC Ilha Grande (PARNA)
  • UC Ilhas e Várzeas do Rio Paraná
  • UC Rio Ivinhema
  • UC Perobas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.