APA Ilhas e Várzeas do Rio Paraná ganha mais proteção

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 20/06/2017
Decreto cria estação ecológica municipal no interior da UC federal e reforça ações de conservação do território, região de confluência de ecossistemas do Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) deu significativa contribuição para a criação da Estação Ecológica (Esec) Municipal Veredas de Taquarussu, localizada no interior da Área de Proteção Ambiental (APA) das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, gerida pelo ICMBio entre os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul.

O decreto de criação da estação ecológica, assinado pelo prefeito de Taquarussu (MS), Roberto Tavares de Almeida, foi publicado durante a Semana do Meio Ambiente, no início deste mês, e reforça a conservação da APA. A Esec é uma categoria de unidade de conservação de proteção integral e tem regras mais rígidas de uso do que as áreas de proteção ambiental.

Com 3.065 hectares, a Estação Ecológica Municipal Veredas de Taquarussu fica em uma das áreas naturais mais importantes da APA, região de tensão ecológica onde há ecossistemas de Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal. A criação da unidade teve como principal objetivo proteger de forma integral áreas de várzeas e os últimos remanescentes de veredas da região.

Todo o processo de criação ocorreu em parceria com o ICMBio. O alerta para a proteção do patrimônio natural de Taquarussu teve início com uma série de denúncias de destruição de extensas áreas de veredas no município junto ao Conselho Gestor da APA Ilhas e Várzeas do Rio Paraná.

Operação

Após moção do conselho, a equipe local do Instituto Chico Mendes, em operação conjunta com Ibama, Polícia Militar Ambiental e Prefeitura Municipal, realizou a Operação Veredas, retirando 3.000 cabeças de áreas de preservação permanente e de reserva legal. A estação ecológica municipal ocupa áreas que foram embargadas na operação, realizada um ano atrás.

A nova estação ecológica é a décima unidade de conservação pública criada no interior da APA das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná. De acordo com o chefe da APA, Erick Xavier, a área está passando por um processo natural de regeneração.

"Dá muita satisfação voltar ao local e observar o restabelecimento das áreas úmidas, da vegetação, da fauna local e saber que nossa ação teve sucesso, foi reconhecida e tem trazido resultados positivos para a comunidade local. É mais uma área a compor nosso mosaico de conservação e a nossa rede de parcerias", destacou.

Segundo o prefeito Roberto Tavares, após a Operação Veredas foram feitos estudos no local confirmando a importância da região. "Foi aí que surgiu a ideia de se criar a Estação Ecológica Municipal Veredas de Taquarussu. Buscamos o apoio da equipe da APA para a elaboração do projeto técnico para sua criação, a orientação da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, do Ministério Público Federal e do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul para que tudo fosse construído com amparo técnico, científico e legal. Hoje, de forma pacífica e com muita tranquilidade, estamos protegendo o que ainda nos restou desse nosso patrimônio municipal".

Benefícios

De acordo com o Decreto Municipal que criou a Estação Ecológica Veredas de Taquarussu, 30% da arrecadação do ICMS Ecológico será destinada à gestão da área protegida, enquanto todo o restante poderá ser revertido em saúde, educação, infraestrutura e serviços aos cidadãos do município de Taquarussu.

Além dos benefícios diretos com o aumento da arrecadação, a expectativa é que Taquarussu se torne destino para turistas e pesquisadores em busca de conhecer e desfrutar das riquezas do município, gerando emprego e renda.

O município paranaense vizinho, Porto Rico, está inserindo Taquarussu em seu planejamento de desenvolvimento turístico regional e nos próximos dias pesquisadores da Universidade de Ilinois (EUA), que trabalham com recuperação de áreas úmidas, realizarão uma visita técnica à estação ecológica recém-criada.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8983-apa-ilhas-e-varzeas-do-rio-parana-ganha-mais-protecao
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilhas e Várzeas do Rio Paraná
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.