Alemães gravam documentário no Parque Serra da Capivara

Governo do Estado do Piauí - 17/07/2016
A vice-governadora Margarete Coelho participou, neste fim de semana, da primeira etapa de filmagens.


Uma equipe da TV Pública da Alemanha ZDF realiza gravações no Parque Nacional Serra da Capivara para a série "Terra X", programa muito popular na Alemanha, que mostra documentários sobre história, natureza, animais, ciência e arqueologia em lugares especiais no mundo inteiro. A vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, participou, neste fim de semana, da primeira etapa de filmagens sob direção de Peter Prestel, produtor cinematográfico com mais de 200 contribuições em filmes com foco temático nas áreas de ciência, cultura, história e arqueologia.

Segundo Margarete, há dois anos uma equipe de cientistas alemães foi convidada a conhecer o Parque Nacional Serra da Capivara pela Associação ProBrasil que trabalha desde 2009 na divulgação do parque. A partir dessa visita, surgiu o interesse em produzir um documentário destacando as inscrições rupestres feitas por homens pré-históricos que viveram no Sudeste do Piauí por milhares de anos.

"O Parque Nacional da Serra da Capivara é uma pérola, uma joia raríssima, que nenhum outro país do mundo tem e nenhum outro lugar do mundo existe a quantidade de inscrições rupestres que temos aqui, encravadas em um cenário belíssimo", destacou a vice-governadora.
"Nós temos um personagem principal para o Parque Nacional que é o visitante, o turista, que vem não só conhecer o nosso parque, mas vem deixar riquezas para região, nos municípios de Coronel José Dias, São Raimundo Nonato e João Costa, onde o parque está encravado. Então, levar essas imagens em um filme de 45 minutos para a maior TV Alemã, ou seja, uma das maiores redes de TV pública da Europa, é abrir uma janela do parque para o mundo e trazer o turista que nós precisamos que venha para cá fomentar também o turismo da região", explicou Margarete.

O jornalista André Pessoa, que realiza a produção local com a equipe Alemã, informa que o grupo é formado por jornalistas, cinegrafistas, diretores científicos do Instituto de Arqueologia da Alemanha (DAI) e mais uma equipe multidisciplinar de pesquisadores. "A emissora já recebeu prêmios de destaque pela qualidade dos filmes e tem uma instituição renomada cientificamente que acompanha e verifica o conteúdo produzido para garantir a qualidade das informações. Eles chegaram pelo Ceará e depois fizeram um dia todo de deslocamento conhecendo as diferentes paisagens do Piauí. Em Picos, eles ficaram impressionadas com as formações rochosas; no trecho de Simplício Mendes para São João do Piauí conheceram a Caatinga e, na chegada à Serra da Capivara, eles já viram um pouco da estrutura do Parque", disse Pessoa.

Na primeira semana de gravações, os alemães produziram imagens terrestres e aéreas com drone no Boqueirão da Pedra Furada. Além disso, visitaram os laboratórios da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham) e entrevistaram a arqueóloga Niède Guidon. "Eles gravaram no laboratório de Botânica e de Paleontologia, mostrando os animais da megafauna, os vestígios humanos, mostraram os fósseis, esqueletos, depois conheceram a cerâmica do parque e visitaram o museu. A equipe também se deslocou para a Bahia, onde passaram três dias gravando as pinturas da Chapada Diamantina, porque o programa também vai mostrar como o Piauí é rico, assim como também a Bahia, que é um estado gigantesco e tem um parque importante com pinturas, mas que nem se comparam com as da Serra da Capivara", destacou André Pessoa.

Em meio às gravações de apresentações do Reisado e da Orquestra Sinfônica com projeto do Sandrinho do Acordeon, a vice-governadora enfatizou a importância de atrair o turista por meio do documentário "Terra X". "Queremos que o parque seja um motivo de desenvolvimento da nossa região, coisa que a gente ainda não conseguiu. É um documentário que vai mostrar não só as inscrições rupestres, como também a nossa cultura, por exemplo", ressaltou Margarete Coelho, que completa: "Nós temos maravilhas aqui que precisam ser valorizadas e mostradas para o mundo inteiro".



http://www.piaui.pi.gov.br/noticias/index/id/26663
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Capivara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.