Alagando o Jalapão

O ECO - www.oeco.com.br - 22/04/2009
Na corrida governista-privada para acabar com ambientes naturais em nome da geração insustentável de energia, a próxima vítima pode ser o Jalapão e suas incontáveis belezas naturais. Qualquer país sério trataria de desenvolver uma exploração turística e econômica equilibrada para uma região como aquela, mas as mentes brilhantes daqui têm outros planos. E que planos.

Cerca de duas dezenas de pequenas e grandes usinas hidrelétricas são planejadas para a região, de Cerrado. Os donos da Fazenda Ecológica Catedral do Jalapão, vizinha ao Parque Estadual do Jalapão, reclamam que um aparelho foi instalado por lá, sem sua autorização. A invasão de propriedade foi motivada, dizem, para levantamento de dados voltado a um projeto de 80 Megawatts. Caso a barragem seja erguida, inundará o encontro dos rios Novo e Soninho, que formam o Rio Sono.

Nesses mananciais, sobrevive o ameaçadíssimo pato-mergulhão. Esta semana, em reunião do chamado Colegiado do Território da Cidadania do Jalapão, foi aprovado um texto contrariando a instalação de usinas na região. Mas tais fatos, para os governantes nacionais, não têm o menor significado.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.