Acordo reforça comemoração dos 80 anos do Itatiaia

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 18/05/2017
Instituto Semeia e CDL de Itatiaia e Rezende (RJ) se unem ao ICMBio para incrementar a programação de aniversário do parque mais antigo do Brasil, que começa no dia 13 de junho e vai até o fim do ano


As festividades de comemoração dos 80 anos do Parque Nacional do Itatiaia - a mais antiga unidade de conservação do País, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), na região serrana do Rio de Janeiro - começam, oficialmente, no dia 13 de junho, uma dia antes do aniversário da unidade, e vão durar o ano todo.

Para reforçar a festa, o ICMBio assinou acordo de cooperação com o Instituto Semeia e a Câmara de Diretores Lojistas (CDL) de Itatiaia e Resende (RJ) que prevê a gestão dos recursos privados e o planejamento e execução do programa 80 Anos do Parque Nacional do Itatiaia, um conjunto de ações que vão de atos oficiais a eventos com a comunidade. Veja aqui.

No dia 13, haverá um grande evento para 250 convidados, entre representantes de instituições, órgãos públicos, empresas e associações, principalmente, da região do Parque. No dia 14, data em que a unidade compela 80 anos, haverá a inauguração da reforma do Centro de Visitantes, que será reaberto ao público com a exposição interpretativa revitalizada. As melhorias estão sendo concluídas por meio de recursos da compensação ambiental.

Trilha limpa

Neste sábado (20), o Parque Nacional do Itatiaia, por meio de sua Câmara Temática de Montanhismo e Ecoturismo (CTME), promoverá a Operação Trilha Limpa. O objetivo é percorrer várias trilhas e pontos de visitação da parte baixa do parque, coletando detritos e resíduos, deixados por visitantes. O encontro é às 9h no Centro de Visitantes e no complexo do Maromba, na parte baixa. Os participantes do mutirão vão receber sacos de lixo, luvas e bastão com espeto, para recolher o material.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8928-acordo-reforca-comemoracao-dos-80-anos-do-itatiaia
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.