A emergência da costa brasileira

Isto É, Século 21, p. 67 - 12/07/2006
A emergência da costa brasileira

A Costa Atlântica, formada por manguezais, restingas e outros ecossistemas, está sendo protagonista de uma boa e de uma má notícia. A boa é que a Fundação SOS Mata Atlântica acaba de lançar um programa inédito para a Conservação das Zonas Costeira e Marinha sob Influência do Bioma Mata Atlântica. Esse programa começa com um diagnóstico sobre a situação costeira desde o Delta do Parnaíba até o Arroio Chuí. Em novembro, será lançado o primeiro edital de chamada de projetos do Fundo Costa Atlântica. A meta da ONG é captar R$ 5 milhões para o desenvolvimento do programa, sendo que a primeira cota, de R$ 1 milhão, já foi garantida pela empresa mínero-química Copebrás.
Já a má notícia é que seis senadores da Bahia e do Espírito Santo estão tentando anular a portaria do Ibama que criou a Zona de Amortecimento (ZA) essencial para a proteção do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no Nordeste do País. Isso porque a ZA dificulta a exploração da região e evita impactos negativos, como um megaempreendimento de criação de camarões que ameaça os manguezais da área. Para impedir a ação desses políticos, uma coalizão de ONGs está mobilizada. Estamos todos reunindo esforços para proteger a preciosa biodiversidade marinha e para manter as atividades sustentáveis da população local.

Márcia Hirota, diretora de Gestão do Conhecimento da Fundação SOS Mata Atlântica

Isto É, 12/07/2006, Século 21, p. 67
Recursos Hídricos:Vegetação Protetora (Manguezal, Mata Ciliar)

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinho dos Abrolhos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.