Vinte e cinco mil pessoas pedem a Temer veto às Medidas Provisórias que reduzem áreas protegidas na Amazônia

WWF - http://www.wwf.org.br - 16/06/2017
Vinte e cinco mil pessoas pedem a Temer veto às Medidas Provisórias que reduzem áreas protegidas na Amazônia

O WWF-Brasil e Instituto Socioambiental (ISA) protocolaram nesta sexta-feira no Palácio do Planalto, em Brasília, duas petições públicas que somam mais de 25 mil assinaturas de cidadãos do Brasil e de outros países com apelo ao presidente Michel Temer para que ele vete integralmente as Medidas Provisórias (MPs) 756 e 758.

Juntas, as MPs deixam vulneráveis ao desmatamento e à grilagem cerca de 600 mil hectares de áreas protegidas na Amazônia.

As medidas colocam em risco 486 mil hectares da Floresta Nacional (Flona) do Jamanxim e mais de 101 mil hectares do Parque Nacional de Jamanxim, localizadas no oeste do Pará. Caso as medidas sejam sancionadas, uma área protegida no bioma Mata Atlântica, em Santa Catarina - o Parque Nacional de São Joaquim - também sofrerá redução de 10 mil hectares em seu território.

As Medidas Provisórias foram propostas no final do ano passado pelo Executivo, mas foram drasticamente alteradas pelo Congresso Nacional com o objetivo de reduzir as áreas protegidas e atender, sobretudo, a interesses de grileiros, garimpeiros e desmatadores que atuam na região Amazônica.

Deputados e senadores desfiguraram completamente o texto enviado pelo governo, aumentando o estrago nas áreas protegidas, que chegava perto de um milhão de hectares. Com forte pressão dos ambientalistas, foi possível reduzir o dano para cerca de 600 mil hectares ainda durante a tramitação das medidas no Congresso.

"Mesmo assim, o que os parlamentares aprovaram é inaceitável, pois trata-se de uma anuência à grilagem e ao desmatamento", lembrou Michel Santos, coordenador de Políticas Públicas do WWF-Brasil.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a região onde se localizam as unidades de conservação no Pará foi a que apresentou os maiores índices de desmatamento no ano passado em toda a Amazônia.

Se aprovada por Temer, a redução das áreas protegidas no Pará comprometerá não só a floresta e seus habitantes, mas também as condições para que o Brasil cumpra suas promessas nos acordos voluntários firmadas pelo país no âmbito do Acordo de Paris e da Convenção e da Diversidade Biológica (CDB) e que estão ratificadas pelo governo brasileiro.


http://www.wwf.org.br/?58682/Vinte-e-cinco-mil-pessoas-pedem-a-Temer-veto-s-Medidas-Provisrias-que-reduzem-reas-protegidas-na-Amaznia
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC São Joaquim
  • UC Jamanxim
  • UC Jamanxim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.