As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/
19/08/2013
Unidades de Conservacao sao fortalecidas com equipamentos

O Instituto Natureza do Tocantins iniciou nesta segunda-feira, 19, a entrega de equipamentos audiovisuais, fotográficos, de orientação e localização geográficas (navegação por satélite) e computadores portáteis às Unidades de Conservação - UCs e Áreas de Preservação Ambiental -APAs. Os primeiros beneficiados são o Parque Estadual, a APA do Jalapão e APA do Entorno do Lago de Palmas. A partir de agora, será cumprida uma agenda de repasse para as outras unidades. Para aquisição destes equipamentos, foram aplicados R$ 226 mil oriundos de Termos de Compensação Ambiental firmados por meio das concessões de licenças ambientais às empresas Investco, Riacho Preto e Votorantim.

Segundo a bióloga Rejane Ferreira Nunes, que atualmente responde pelas gerências da APA e do Parque Estadual do Jalapão, este é um marco para o fortalecimento das ações e dos programas executados junto às comunidades do entorno das Unidades de Conservação. Ainda segundo ela, a utilidade dos equipamentos nas capacitações internas e da população e nas atividades com visitantes, ressaltando a agilidade e a evidência do trabalho dos técnicos.

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, João Leal Neto, considera que a aquisição destes equipamentos vai facilitar a gestão nas Unidades de Conservação, com ferramentas adequadas para a atuação dos técnicos na execução dos programas, de acordo com o Plano de Manejo.

Equipamentos

Foram adquiridos 11 notebooks, 20 câmeras digitais, 17 GPS, oito pen drives, cinco filmadoras, 41 no-breaks, seis data shows. Receberão os equipamentos as Unidades de Proteção Integral (Parques Estaduais do Jalapão, Cantão, Lajeado) e Monumento Natural das Árvores Fossilizadas; Unidades de Uso Sustentável (APAS do Jalapão, Serra do Lajeado, Lago de Palmas, Ilha do Bananal/Cantão e Nascentes de Araguaína).

Segundo a gerente Rejane, no PEJ são executados três programas: Proteção e Manejo, Uso Público (controle de visitantes) e Educação Ambiental com comunidades tradicionais dentro do município de Mateiros, que absorve toda a área do parque.

http://surgiu.com.br/noticia/105119/unidades-de-conservacao-recebem-equi...