As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
21/08/2018
UCs na Bahia sao tema de documentario na TV Brasil

UCs na Bahia são tema de documentário na TV Brasil
21 de Agosto de 2018, 16h17

Série Parques do Brasil apresenta mais um episódio que vai ao ar nesta quarta-feira (22), às 21h45min.

Um parque onde é possível ir da Mata Atlântica até o semiárido. Uma cordilheira antiga possibilita o surgimento de ambientes únicos no meio do sertão. Esses cenários de lugares extraordinários no interior da Bahia serão mostrados no episódio 3 da série documental Parques do Brasil, que vai ao ar nesta quarta-feira (22), às 21h45min, na TV Brasil.

No primeiro bloco, será apresentado duas unidades de conservação: o Parque Nacional e o Refúgio da Vida Silvestre de Boa Nova. Criadas em 2010, abrigam três ambientes distintos: a floresta atlântica, a mata de cipó e a caatinga. Lá encontra-se metade das espécies da Bahia, como o gravatazeiro, o caburé, a saíra-amarela, o bacurauzinho-da-caatinga e muitas outras. Nesta primeira parte será possível conhecer a incrível flora da caatinga, a história da onça-parda e do tatu-peba, o veado-catingueiro, a cobra-bicuda e os fantásticos lajedos.

No segundo bloco, será apresentado o sertão até esbarrar num paredão de pedra imponente: a Serra do Sincorá. Parte da Cordilheira do Espinhaço, o Parque Nacional da Chapada Diamantina apresenta no meio do sertão baiano uma incrível diversidade de ambientes como florestas, campos rupestres e até um pantanal. No segundo bloco do episódio também é mostrado os impactos do garimpo na região e histórias que começaram a 1,7 bilhões de anos, além de personagens incríveis como o beija-flor-de-gravata-vermelha, plantas endêmicas e cachoeiras espetaculares, como a da Fumaça, da Fumacinha e do Herculano.

Parceria
A série documental incentiva a popularização do conhecimento científico sobre a biodiversidade nacional, com seis episódios de 30 minutos. O projeto é resultado de uma parceria entre a Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz), a TV Brasil/Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Parques do Brasil é uma série de TV e Web, a qual visa promover a popularização do conhecimento científico sobre a biodiversidade dos parques nacionais e outras unidades de conservação brasileiras. A produção enfatiza a relação entre o meio ambiente, a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Com belas imagens em alta definição, cada documentário é narrado como um diário de expedição. A série conta ainda com trilha sonora original e inédita, além de desenhos e mapas.

Acesse aqui e conheça os documentários.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9907-ucs-na-ba...