Taim comemora 29 anos com escolas do entorno

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 04/08/2015
Estudantes participaram de exposições e oficinas


Para comemorar 29 anos de criação, a Estação Ecológica do Taim (RS) realizou diversas atividades educativas, em um evento que teve como tema os "Ritmos da Natureza". Mais de cem crianças, com idades entre 10 e 14 anos, de três escolas vizinhas à Unidade de Conservação (UC) participaram de trilhas na mata, jogos lúdicos e participaram de oficinas de sons e experiências sensoriais em trilhas especiais voltadas para o tema. Em uma delas, os alunos vendados percorriam por meio do tato diversos objetos. O aniversário da Unidade de Conservação (UC) federal foi no dia 21 de julho.

Quando entravam sem a venda, descobriam que a trilha tinha início com minerais, avançava pelos vegetais e animais e seguia com artefatos humanos. "Este ano nos voltamos para os ritmos da natureza. Não nos restringimos apenas ao conhecimento científico, mas também incluímos a sensibilidade das pessoas. Envolvendo a arte, envolvendo um olhar sobre os ritmos da natureza", afirmou Henrique Ilha, chefe da Estação Ecológica. Os estudantes conheceram, ainda, uma área da Unidade, acompanhados do analista ambiental Caio Cavalcanti.

Além das oficinas e jogos, foi reinaugurado o minimuseu da Estação Ecológica. No local, além de informações científicas, os alunos puderam interagir no cantinho dos sons, das rimas e poesias e ainda fazerem as pegadas dos animais enquanto conheciam mais os aspectos da região e o trabalho do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na região.

Os materiais e técnicas utilizados foram disponibilizados aos professores, que desenvolverão os projetos em conjunto com a Unidade, dando continuidade ao Programa de Educação Ambiental. A realização das atividades contou com apoio da Diretoria de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial em UCs (Disat), Prefeitura de Rio Grande e Brinquedoteca da Universidade Federal do Rio Grande (Furg).



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/6914-taim-comemora-29-anos-com-escolas-do-entorno.html
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Taim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.