Semades apóia formação de multiplicadores ambientais no Jalapão

Semades - http://semades.to.gov.br - 13/08/2012
A engenheira ambiental da Semades - Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Saara Arruda, participou em Brasília da oficina de Planejamento para o Curso de Formação de Agentes de Sensibilização Ambiental do Jalapão, conhecido como ASAS do Jalapão. A oficina foi promovida pelo ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade nos dias 8, 9 e 10 de agosto.

O projeto ASAS capacita professores para que eles se tornem multiplicadores em temas relacionados ao contexto ambiental regional, com ênfase nas unidades de conservação do Jalapão. Professores de quatro municípios participam do projeto, Mateiros, São Félix do Tocantins, Rio da Conceição e Ponte Alta do Tocantins.

De acordo com a engenheira, com a capacitação os professores fortalecem a implementação do corredor ecológico formado pelas unidades de conservação da região. "Os professores assumem muito bem o papel de repassar para alunos e moradores a importância de conservar a natureza tanto para a biodiversidade como para a qualidade de vida da própria comunidade", explicou.

Durante o curso, os professores são instruídos na elaboração do plano de trabalho para atuar com os temas ambientais na escola e no município. Ainda faz parte do programa do curso a execução do plano de trabalho e a apresentação dos resultados para a comunidade. Os insumos necessários para a execução do plano são arcados pela JICA - Agência Japonesa de Cooperação Internacional, que realiza o projeto em parceria com o ICMBio.

ASAS do Jalapão

O projeto ASAS iniciou em 2011 e já capacitou 54 educadores, sendo 29 e Rio da Conceição e 25 em Mateiros. As próximas capacitações acontecem em São Félix do Tocantins, entre os dias 19 e 21 de agosto e em Ponte Alta do Tocantins, entre os dias 23 e 25 de agosto.

Além da Semades, são parceiros do projeto a Seduc - Secretaria da Educação, o Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins e o Ceulp/Ulbra - Centro Universitário Luterano de Palmas da Universidade Luterana do Brasil.



http://semades.to.gov.br/noticia/semades-apoia-formacao-de-multiplicadores-ambientais-no-jalapao/926
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra Geral do Tocantins
  • UC Jalapão
  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.