As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
05/07/2017
Boa Nova forma esquadrao de brigada anti-incendio

Parque nacional no oeste baiano também ofereceu treinamento a moradores do entorno para atuar como brigadistas voluntários

O Parque Nacional de Boa Nova, na Bahia, acaba de promover o 5o Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. O objetivo foi selecionar brigadistas para atuar no parque e no Refúgio de Vida Silvestre de Boa Nova, no período de setembro deste ano a março de 2018. Dos 80 inscritos, 25 foram escolhidos, mas somente seis serão contratados.

O curso contou com a participação dos instrutores Fabio Faraco, chefe do Parque Nacional do Pau Brasil, na Bahia, e Alessandro Fabiano, da base do Rio Grande do Norte do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav/RN).

Eles trabalharam temas como Manuseio e manutenção de ferramentas e equipamentos, Combate aéreo e terrestre, Ecologia do fogo, Legislação, Comportamento do fogo, Equipamentos de prevenção e combate a incêndios florestais e Importância da ação dos brigadistas no combate a incêndios florestais.

Em junho, o parque ofereceu a moradores da região o Curso de Formação de Brigada Voluntária, dentro das comemorações dos 10 anos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e dos sete da unidade de conservação

"Acreditamos que quanto mais a comunidade conhecer o trabalho da brigada, os riscos de incêndios florestais na unidade de conservação tendem a diminuir ou ser melhor controlados", disse Ohan Pereira, chefe do Parque Nacional de Boa Nova.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9010-boa-nova-...