As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br
24/02/2012
Resex Verde para Sempre realiza primeiro intercambio de Manejo comunitario

A Reserva Extrativista (Resex) Verde para Sempre realizou entre os dias 4 e 16 de fevereiro, na Comunidade Manejadora do Arimum, seu primeiro intercâmbio com a participação das Reservas Extrativistas Mapuá, Terra Grande Pracuúba e Gurupá-Melgaço, unidades de conservação do município de Breves, no Pará. O objetivo da iniciativa era proporcionar aos comunitários uma visão geral do plano de manejo, estrutura, organização social, econômica, avanços e dificuldades técnicas para desenvolver o senso crítico para cada escolha e opção que eles possam vir a ter.

O intercâmbio organizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) contou com a participação técnica do Instituto Floresta Tropical (IFT), dos parceiros do Conselho Nacional dos Extrativistas, da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e do Comitê de Desenvolvimento Sustentável (CDS) Porto de Moz.

Durante os 13 dias de atividades foram trabalhados temas como manejo florestal comunitário e familiar, levantamento de potencial florestal, manejo de produtos florestais não madeireiros, oficinas de associativismo e cooperativismo, apresentação do plano de manejo da comunidade Arimum, oficinas caboclas e estudo de caso da realidade das unidades do Núcleo de Gestão Integrada de Breves. Mais de 70 comunitários participaram das atividades e tiveram a oportunidade de aprofundar os conhecimentos técnicos, obter esclarecimentos, conhecer os modelos de gestão utilizados em outras áreas e aprender, observar e dividir experiências.

"Realmente acreditamos que trabalhar a informação e o fortalecimento social dessas comunidades é o melhor caminho para se discutir o manejo florestal. Observamos que o tema é muito falado, pouco conhecido e muito requisitado. Vimos no intercâmbio um espaço para falar a mesma língua e de forma conjunta pensar em alternativas e novos caminhos", afirmou Diana de Alencar, gestora da Reserva Extrativista Mapuá.

Além das atividades teóricas e práticas relacionadas aos temas específicos de manejo comunitário, o intercâmbio contou com a participação expressiva dos comunitários da Resex Verde para Sempre que ministraram cursos de oficinas caboclas, biojóias e pirografia. Todo material produzido integrou uma exposição no encerramento do encontro.

Para a chefe da Resex Verde para Sempre, Fernúbia Ferreira, "a comunidade do Arimum festejou e teve o prazer de demonstrar seus erros e acertos até o momento para as unidades. Acreditamos que essa atividade demonstra a força da comunidade e que podemos sim fazer uma gestão mais compartilhada".

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/2581-resex...